Os filhos são a parte mais importante da nossa vida, e o pediatra é o profissional que cuida da saúde deles desde o nascimento até a chegada da adolescência. A pediatra Monallisa Coco Mariani explica que atualmente, o papel da especialidade é mais voltada à promoção da medicina preventiva.
“A pediatria é muito menos invasiva do que se era antigamente. Nosso papel básico inclui observar os marcos de desenvolvimento e fazer medidas antropométricas, curvas de crescimento e fornecer orientações de prevenção de acidentes, introdução alimentar e escovação dentária. A medicina da pediatria é muito ampla e não visa só o tratamento de doenças, e sim uma prevenção acima de tudo. O pediatra tem que estar pronto para cuidar da criança como um todo”, explica a médica.
Uma dúvida comum dos pais é de quanto em quanto tempo levar as crianças para a consulta médica. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a quantidade de visitas ao pediatra depende da idade da criança e de suas necessidades específicas. Conheça as orientações para as situações mais comuns:
“Cada criança tem uma peculiaridade, e se ela apresentar alguma intercorrência nesse período, o médico pode encaixar conforme a necessidade de cada família”, explica a pediatra Monallisa.
Quando se fala em saúde das crianças, a doutora Monallisa explica que não há nenhuma fórmula mágica, mas sim medidas simples que trazem resultados importantes à saúde das crianças. Conheça as recomendações:
Brincar ao ar livre: levar as crianças a praças e parques é importante para o desenvolvimento na infância.
Durante a infância, as defesas do organismo ainda são consideradas imaturas, com baixa produção de anticorpos e, por isso, as crianças estão mais sujeitas a contrair vírus e bactérias perigosas. É por isso que vale reforçar a importância da vacinação em dia como um dos principais cuidados que os pais devem ter para prevenir doenças como meningite, tuberculose, sarampo e poliomielite, além de outras infecções que apresentam sérios riscos para a saúde das crianças.
As crianças podem ser acometidas por diversas patologias que têm sintomas inespecíficos, por isso é tão necessário um olhar profissional para o diagnóstico e tratamento adequados. Qualquer condição mais grave nessa fase da vida, quando não tratada corretamente, pode causar sérias consequências para o resto da vida.
O Dia do Pediatra visa homenagear todos os profissionais da área que atuam com seriedade, dedicação e amor pela profissão, zelando pela saúde e bem-estar de seus pacientes. A data, que é celebrada anualmente no dia 27 julho em homenagem ao dia da fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria, ainda reforça a importância dos cuidados que a sociedade como um todo deve ter com a saúde das crianças e dos adolescentes.
Que tal aproveitar o Dia do Pediatra para agendar a próxima consulta com quem cuida de quem você mais ama?