Quando falamos em herpes zoster é comum relacionarmos a doença a erupções dolorosas no corpo. Afinal, a dor intensa é uma das principais características relatadas por quem já sofreu com a doença. Ainda que a aparição das lesões, dor de cabeça e mal-estar geral sejam algumas das primeiras ocorrências, o herpes zoster pode ter complicações ainda mais sérias e prolongadas, como a neuralgia pós-herpética.1,2 Você já ouviu falar sobre essa condição?
A neuralgia pós-herpética é uma dor aguda nos nervos que pode persistir por anos e afetar até 30% das pessoas com a doença.1,3 Trata-se de uma condição crônica e debilitante, definida como dor de característica neuropática (queimação, ardência, agulhada ou choque), que persiste por mais de três meses após o início da erupção cutânea do herpes zoster. É mais comum em pessoas com mais de 60 anos, mas pode surgir em qualquer idade da vida adulta.1
Conheça os sintomas da neuralgia pós-herpética:1
Os sintomas da neuralgia pós-herpética costumam aparecer na mesma região da pele afetada por lesões do herpes zoster. É mais comum que ocorra no tronco e apenas em um lado do corpo.1,2
A sensação de queimação na pele pode aparecer ainda antes das lesões, e algumas pessoas também sentem uma dor parecida a pontadas.1,2
Cerca de 94,2% dos brasileiros adultos podem estar infectados com o vírus causador do herpes zoster.4,5 Segundo o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), metade das pessoas com herpes zoster ou neuralgia pós-herpética reportam a dor como “horrível” ou “extrema”.1
Em alguns casos, a dor do herpes zoster é descrita como pior do que a dor do parto.6 Essa dor continua e debilitante é capaz de afetar a qualidade de vida podendo causar insônia, diminuição da produtividade ou ausência no trabalho, alterações de humor, entre outros.1
Além disso, trata-se de uma doença imprevisível: nunca se sabe quando e quem será afetado pelo herpes zoster. A doença é mais frequente em pessoas com mais de 50 anos e adultos com o sistema imunológico debilitado. Conforme envelhecemos, nossa imunidade enfraquece, o que nos torna mais suscetíveis a infecções virais e, consequentemente, a reativação do vírus varicela zoster, causando o herpes zoster.1
Mesmo pessoas saudáveis podem se prevenir contra o vírus causador do herpes zoster.2
Por isso, se você tem mais de 50 anos ou tem 18 anos ou mais e possui o sistema imune debilitado, procure conversar com o seu médico sobre o tratamento e a prevenção do herpes zoster.
1. CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Prevention of herpes zoster: recommendations of the Advisory Committee on Immunization Practices (ACIP). MMWR, 57(RR-5): 1-30, 2008.
2. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Herpes (cobreiro). Disponível em: Herpes (Cobreiro) — Ministério da Saúde (www.gov.br). Acesso em: 10 mar 2023.
3. KAWAI, K. Et al. Risk Factors for Herpes Zoster: A Systematic Review and Meta-analysis. Mayo Clin Proc, 92: 1806–1821, 2017.
4. REIS, Alexanda Dias; et al. Prevalência de anticorpos para o vírus da varicela-zoster em adultos jovens de diferentes regiões climáticas brasileiras. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 36: 317-320, 2003.
5. CLEMENS, S.A. et al. Soroepidemiology of Varicella in Brazil - results of a prospective cross-sectional study. J Pediatria, 75(6):433-41, 1999.
6. KATZ, J.; MELZACK, R. Pain control in the peroperative period, measurement of pain. Surg Clin North Am, v. 79, n. 2, p. 231-52, 1999.
Material de responsabilidade exclusiva da Panvel com apoio GSK. Material dirigido ao público leigo. Por favor, consulte o seu médico.
NP-BR-HZU-OGM-230005 – ABRIL/2023
Tive herpes a 6 meses tratei mas continuo com dores constante na perna direita onde tive como faço
Olá Isilda! Para esse caso, recomendamos uma consulta com um médico especialista para avaliar seu caso de forma singular e averiguar sua saúde para receber um tratamento adequado.
Desejamos melhoras, e #FiqueBem! Conte com a Panvel que fica tudo bem. 💙
Qual o médico especialista que devo procurar?
Olá, Rosane. Esperamos que esteja bem!
Verificamos com nossos colegas da parte Panvel Clinic, e a indicação que tivemos foi que os especialistas mais indicados para verificar esse tipo de caso relacionado a Herpes Zoster seriam infectologistas e dermatologistas. Buscando um desses profissionais, você deve receber a ajuda correta e um tratamento para o seu caso.
Desejamos melhoras, e conte com a Panvel que fica tudo bem! #FiqueBem #Melhoras 💙🤗
Boa tarde. Eu tive Herpes Zoster em 2005. Me tratei e fiquei bem. Há alguns anos venho tendo diariamente uma coceira constaante nas costas toda. É de enlouquecer, acabo me ferindo de coçar. Pode ser sequela da herpes zoster?
Olá, Maria Teresa! Para casos específicos, indicamos a consulta com um médico dermatologista para verificar qual o melhor tratamento para seu caso, garantindo assim o acompanhamento ideal para sua saúde.
Conte com a gente e #FiqueBem! 💙