Blog Panvel
>
>
Hábitos de vida para o envelhecimento saudável

Hábitos de vida para o envelhecimento saudável

13/06/2024
4 min. de leitura

À medida que o organismo envelhece, começa a experimentar mudanças. Ajustar o estilo de vida, aderindo a hábitos saudáveis, é fundamental para o envelhecimento saudável. A alimentação equilibrada e a atividade física regular são a base da boa saúde a qualquer idade, e vale também a partir dos 60 anos. Manter hábitos saudáveis de vida ajuda a prevenir problemas de saúde, como diabetes, doenças cardíacas e até o câncer. Conheça, a seguir, alguns cuidados importantes nesta fase da vida.

Cuidado com a alimentação

Manter uma alimentação balanceada mantém o corpo saudável e aporta os nutrientes necessários para uma vida longa e saudável. Veja algumas recomendações para a dieta na terceira idade:

  • Escolha alimentos ricos em fibras, como pães e cereais integrais, nozes e sementes sem sal, verduras e frutas
  • Evite os alimentos fritos, substituindo-os por alimentos assados, grelhados ou cozidos
  • Prefira o leite desnatado ou fortificado com vitamina D, produtos lácteos ou leite de soja, amêndoas, arroz e bebidas com adição de vitamina D e cálcio para ajudar a manter os ossos fortes
  • Tome líquidos durante todo o dia. É possível que, à medida que envelhecemos, passamos a sentir menos sede. Ainda assim, o corpo precisa de líquidos para se manter saudável e com boa digestão. Problemas de incontinência devem ser relatados a um médico

A importância da atividade física

Se você ainda não é ativo, começar a praticar um exercício com regularidade pode melhorar sua força, equilíbrio, flexibilidade e resistência, fatores que contribuem para o envelhecimento saudável. Além disso, a atividade física ajuda a manter o peso saudável e a evitar problemas de saúde crônicos que podem afetar pessoas idosas. Também atua para reduzir os sintomas de artrite, ansiedade e depressão, além de manter o diabetes sob controle, entre outros benefícios.

O que talvez você não saiba é que todos os tipos de atividade física contam, incluindo aquelas que fazem parte da rotina diária, como passear com o cachorro, passar o aspirador de pó na casa, assim como as atividades que não parecem pesadas ou desagradáveis, como dançar e brincar com os netos.

Manter-se ativo na terceira idade pode ser difícil para quem tem a mobilidade prejudicada, usa bengala ou tem problemas crônicos de saúde. Ainda assim, é possível encontrar atividades que melhoram a mobilidade, como levantar lentamente os braços e as pernas com regularidade.

Se você planeja aumentar a intensidade da atividade física pouco a pouco, procure consultar um médico ou profissional de educação física para receber orientações e indicações de modalidades.

Cuide de sua saúde mental

Muitas vezes, pessoas idosas se sentem sozinhas, tristes, deprimidas ou estressadas devido às mudanças na vida, à perda de seres queridos, a problemas de saúde ou econômicos e o cuidado de outros membros da família. Tratar-se bem pode ajudar a melhorar o seu estilo de vida, energia e capacidade de enfrentar as exigências da rotina.

Veja algumas recomendações:

  • Mantenha contato com familiares, amigos ou ex-colegas de trabalho para permanecer ocupado e animado
  • Realize consultas regulares com médico, exames de rotina recomendados para a sua faixa etária e compartilhe qualquer inquietação com profissional de saúde
  • Procure integrar grupos de atividades físicas ou sociais
  • Se está aposentado, procure um passatempo ou trabalho voluntário para se manter ativo e sociável

Medidas de proteção dentro de casa

Mais do que uma prioridade, a segurança dentro de casa também é um cuidado de saúde para idosos. Tomar precauções para evitar acidentes domésticos reduz o risco de quedas e batidas cuja recuperação é mais difícil nesta fase da vida. Conheça algumas recomendações do Ministério da Saúde para uma casa segura para o idoso:

  • Utilizar pisos antiderrapantes
  • Colocar barras de apoio dentro do boxe e próximo ao vaso sanitário
  • Certificar-se de que a altura do vaso sanitário esteja entre 43 a 45 cm, facilitando o sentar e o levantar
  • Colocar fita antiderrapante, iluminar e sinalizar degraus de escadas
  • Instalar corrimão dos dois lados das escadas
  • Preferir as maçanetas com forma de alavanca
  • Optar por mesas e demais móveis com cantos arredondados, evitando lesões por atrito, uma vez que o idoso possui a pele mais sensível
  • Providenciar uma mesa de cabeceira para apoiar objetos como óculos, água, livros e chaves

Com cuidado e atenção, fica tudo bem! Lembre-se que nunca é tarde para melhorar hábitos de vida, alimentar-se melhor, tornar-se mais ativo fisicamente e ter uma vida mais saudável.

Compartilhe
Uma empresa focada em saúde e bem-estar.
Equipe Panvel em parceria com as Agências de conteúdo Cartola e Web Estratégica;
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo Panvel Copyright © 2024. Panvel Farmácias é uma empresa do Grupo Panvel.