Nada pior do que ser pego desprevenido por aquela dor de cabeça ou um desconforto estomacal, certo? Por isso é tão importante termos uma farmácia em casa, ou melhor, uma "farmacinha", ou seja, uma coleção de remédios e kit de primeiros socorros para eventualidades.
Para montar a sua farmacinha, mantenha cada medicamento dentro da sua caixa, para controlar a validade, em temperatura ambiente (a não ser aqueles que devem ser refrigerados segundo orientação do fabricante) e longe dos olhos curiosos de crianças e animais.
Uma farmácia em casa não substitui a consulta médica quando o problema persiste ou tem uma certa gravidade. Preste atenção: se você sente necessidade de consumir um medicamento diariamente, procure um médico em vez de se automedicar.
Componha sua coleção de itens de farmácia de acordo com as suas necessidades. A seguir, confira algumas dicas de produtos que você pode incluir na sua farmacinha.
Para quem sofre com resfriados, gripes e alergias, comuns sobretudo nas épocas mais frias do ano, alguns remédios podem minimizar os sintomas:
Neste período tão crítico, nada melhor do que manter o sistema imunológico forte, com uma alimentação saudável, prática regular de exercícios físicos, sol na medida certa e uma vida sem estresse.
Para complementar, o uso de complexos vitamínicos traz mais energia e aparência de pele mais saudável. Dois exemplos de produtos dessa categoria:
Se procura algo mais específico, pesquise na categoria de Vitaminas e suplementos.
Normalmente, a febre normalmente indica que seu corpo está lutando contra alguma anomalia. Então, é muito importante, depois de medir a temperatura e constatar este sintoma, procurar ajuda médica para obter um diagnóstico preciso.
A temperatura normal varia entre 35,4ºC e 37,2ºC. Há medicamentos antitérmicos e analgésicos que podem aliviar os sintomas. Por exemplo:
Ter uma dor de cabeça de vez em quando é normal. Só não pode virar rotina, pois isso seria sinal de que algo está errado no seu organismo. Dores eventuais podem ser acalmadas com medicamentos como:
As cólicas menstruais acompanham a vida de muitas mulheres e podem ter seus sintomas reduzidos.
Mas fique atenta: cólicas frequentes e uma menstruação desregulada podem ser sintomas de doenças como miomas ou fibromas — que, se identificadas logo, podem ser resolvidas de formas simples. Nestes casos você deve procurar um médico.
Para cólicas menstruais esporádicas, na sua farmacinha jamais pode faltar um destes itens:
Ingeriu um alimento que não caiu bem? Dores de estômago, gases, diarreia ou cólicas intestinais às vezes tornam inevitável a procura por um medicamento. Algumas opções:
Para a farmácia em casa ser completa, ela precisa de itens básicos de primeiros socorros, para a eventualidade de um pequeno acidente. Veja:
O fitoterápico é um produto obtido de matérias-primas vegetais, com eficácia e segurança baseadas em estudos de toxicidade e com padrões de qualidade que possuem aprovação da Anvisa para uso.
Eles podem ser encontrados em cápsulas, óleos essenciais, comprimidos, pomadas e xaropes, e podem ser utilizados sozinhos no tratamento de alguma patologia ou acompanhando medicamentos tradicionais.
Alguns dos fitoterápicos mais tradicionais são:
Tome muito cuidado com a frequência com que consome os remédios. A automedicação pode trazer problemas sérios para a sua saúde, como dependência, ocultar uma doença séria, resistência ao medicamento, reação alérgica e intoxicação.
Antes de realizar o consumo de algum medicamento, consulte a bula e veja qual a dosagem correta, verifique se você possui alergia a algum dos componentes, confira as orientações de posologia (se deve ser consumido em jejum ou após a refeição, por exemplo) e informe-se sobre os efeitos colaterais.
A farmacinha serve para que você trate problemas de saúde eventuais e temporários. Se os sintomas persistirem, consulte um médico.
As farmácias Panvel, desde 2010, contam com o projeto Destino Certo, que evita a contaminação do meio ambiente causada pelos medicamentos domésticos vencidos ou em desuso que foram descartados de maneira incorreta.
Confira onde deixar os seus medicamentos vencidos ou sem uso.
[…] o Dia Nacional do Medicamento Genérico. Comercializados no Brasil há mais de 20 anos, esses medicamentos causaram uma verdadeira revolução no mercado […]