Com as temperaturas cada vez mais baixas, o que é típico do inverno na região sul do Brasil, é comum que os casos de doenças respiratórias aumentem. É nessa época que os resfriados, gripes, sinusites, bronquites e outros problemas respiratórios podem surgir com mais frequência.
Os cuidados com a saúde devem ser redobrados, não somente por quem já possui alguma condição crônica, mas por todas as pessoas. Por isso, vamos falar sobre as principais formas de se prevenir para manter a saúde em dia, mesmo com as baixas temperaturas.
É fato que há maior incidência de gripe no inverno, isso por causa da combinação entre o frio e o ar mais seco, o que propicia a transmissão de vírus, como o da gripe.
Além disso, o frio mais intenso pode enfraquecer o sistema imunológico e tornar o corpo mais suscetível a infecções. Já o ar seco pode ressecar as vias respiratórias. Outra causa é permanecer por longos períodos em locais fechados e com pouca ventilação, o que pode aumentar a exposição a esses agentes infecciosos.
De acordo com o Ministério da Saúde, na estação mais fria, as infecções mais comuns são: gripes, sinusite, resfriado e pneumonia. Além disso, é nessa época que algumas doenças crônicas se agravam como a rinite alérgica, a asma, a bronquite e a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, DPOC.
O Ministério da Saúde reafirma a importância e necessidade de que todas as pessoas sejam vacinadas contra a gripe. Entre o público-alvo estão: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos, PCD, professor(a), e pessoas em situação de rua.
Confira a Campanha de Vacinação da sua cidade. Você pode acessar mais informações no site da Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe em: (https://www.gov.br/saude/pt-br/campanhas-da-saude/2024/gripe )
Além de manter a vacinação em dia, é importante seguir algumas medidas para evitar as doenças respiratórias, como:
Fique atenta(o) aos sintomas e busque consulta médica nos primeiros dias, pois só um profissional de saúde é capaz de avaliar cada quadro e indicar o melhor tratamento.