Dois remédios com o mesmo princípio ativo estão disponíveis para o controle do diabetes e se popularizaram por também apresentarem resultados no controle da obesidade. O Ozempic e o Wegovy, disponibilizado recentemente no mercado brasileiro, são fabricados a partir da semaglutida, substância que atua como um agonista do hormônio GLP-1 (glucagon-like peptide-1), que ajuda a regular o apetite e a glicose no sangue.
O hormônio tem um papel importante na regulação do metabolismo e na manutenção dos níveis de glicose no sangue, incluindo a atuação em áreas do cérebro envolvidas na regulação do apetite e da saciedade. Ainda que o efeito do GLP-1 seja poderoso, ele é curto: seu período de ação é de cerca de 120 segundos.
Isso ocorre porque, assim como o organismo libera o GLP-1, libera também uma enzima, chamada dipeptil peptidase-4, que o inativa. Por isso, metade do GLP-1 é inativado dois minutos após ser liberado. Menos de 10 minutos depois, 99% do hormônio já desapareceu do organismo. Já a versão artificial do hormônio, a semaglutida, utilizada no Ozempic e no WeGovy, tem duração prolongada. Ela age no organismo por aproximadamente uma semana, o que leva à redução do apetite de maneira prolongada, favorecendo o emagrecimento.
Tanto o Ozempic quanto o WeGovy são medicamentos utilizados para o tratamento de diferentes condições, mas com algumas diferenças em suas indicações e dosagens. Ozempic é fabricado pelo laboratório dinamarquês Novo Nordisk e é utilizado principalmente para o tratamento do diabetes tipo 2, segundo sua bula. Além de ajudar a controlar a glicemia, o Ozempic também pode promover a perda de peso, o que é um benefício adicional para muitos pacientes com diabetes tipo 2, especialmente aqueles com sobrepeso ou obesidade.
O Wegovy também é fabricado pelo laboratório Novo Nordisk. Seu princípio ativo é a semaglutida, a mesma substância ativa encontrada no Ozempic, que é usado para diabetes tipo 2. No entanto, o Wegovy é especificamente formulado e aprovado para a gestão do peso. É aprovado para o tratamento da obesidade em adultos e adolescentes com 12 anos ou mais que tenham um índice de massa corporal (IMC) elevado. Wegovy também pode ser usado em pessoas com sobrepeso que têm pelo menos uma condição relacionada ao peso, como hipertensão ou diabetes tipo 2.
A médica endocrinologista Andressa Heimbecher, do canal Endocrinologia em Dia, explica que ambos se tratam do mesmo remédio: “Wegovy e Ozempic são a mesma medicação, semaglutida injetável. O Ozempic, quando foi liberado para tratamento de sobrepeso e obesidade, ele recebeu um outro nome, que é o Wegovy. O medicamento já estava liberado nos Estados Unidos há bastante tempo e chegou recentemente no Brasil. O Wegovy tem doses maiores e, com isso, se torna mais potentes”, diz a médica.
Ainda que ambos os medicamentos tenham a mesma substância ativa e atuem igualmente, ajudando a reduzir o apetite e promovendo a perda de peso, suas formulações e dosagens são ajustadas para atender aos diferentes objetivos terapêuticos. Por isso, é importante usar cada um conforme a orientação médica específica para a condição que está sendo tratada. Antes de usar, agende a consulta com um endocrinologista!
aonde posso comprar ozanpyk 1mmg em Florianópolis sc
Olá, Marcio, tudo bem? Verifique disponibilidade em uma de nossas lojas localizadas em Florianópolis: https://www.panvel.com/panvel/nossas-lojas. Tenha um ótimo final de ano. 💙