Nas últimas semanas, o apresentador Otaviano Costa usou as redes sociais para mostrar como um ecocardiograma pode salvar uma vida. Durante uma viagem a Buenos Aires, ele começou a sentir uma dor na costela. Ao voltar ao Brasil, procurou um médico e fez um ecocardiograma. O exame permitiu descobrir, por acaso, um problema grave que não estava relacionado à dor: um aneurisma da artéria aorta em estágio avançado.
De acordo com o Ministério da Saúde, o aneurisma da aorta torácica é uma dilatação na parte superior da aorta, a maior artéria do corpo humano, que é responsável por transportar o sangue rico em oxigênio para as demais partes do organismo. O problema é causado pelo enfraquecimento da parede da artéria que, associada à grande tensão do fluxo sanguíneo, pode apresentar grandes riscos ao paciente, levando inclusive à morte.
A doença pode ser tratada por cirurgia aberta ou pelo procedimento endovascular, realizado sem a necessidade de cortes. O procedimento tem como objetivo principal evitar a ruptura arterial e envolve, além da cirurgia, o uso de medicamentos e mudanças no estilo de vida do paciente.
Otaviano realizou a cirurgia e se recupera bem. Desde 2007, ele acompanhava uma má formação na aorta que era fator de risco para o desenvolvimento de outras complicações. No entanto, deixou de realizar, nos últimos dois anos, o check-up recomendado. O tempo foi suficiente para a situação se agravar.
O ecocardiograma é um procedimento indicado pelo médico cardiologista para analisar a saúde do coração e verificar possíveis malformações. Apresenta imagens estáticas e em movimento do músculo e das valvas cardíacas e identifica a direção e velocidade do fluxo sanguíneo no interior das cavidades cardíacas. O ecocardiograma é seguro e indolor que não traz nenhum risco para o paciente.
O exame é recomendado pelo médico cardiologista para avaliação de pacientes com sintomas indicativos de doenças cardíacas. Alguns destes sintomas incluem:
O ecocardiograma também é necessário para acompanhar a evolução de pacientes que já têm um diagnóstico de doença cardíaca identificado.
Conheça as principais doenças identificadas pelo ecocardiograma:
A cada 14 de agosto, celebra-se o Dia do Cardiologista, médico responsável pela saúde do coração. O momento ideal para agendar a primeira consulta com este especialista vai depender de fatores como histórico médico do paciente, idade, fatores de risco e sintomas. Alguns sinais são sugestivos de que é preciso visitar o cardiologista:
Você já realizou alguma consulta com o cardiologista? Com cuidado e prevenção, fica tudo bem! Procure agendar seu horário se manifestou qualquer um dos sintomas acima ou outros desconfortos que podem estar relacionados ao coração.