Durante a estação mais fria, aumenta a incidência de síndromes respiratórias entre a população. Para não fazer parte dessa estatística, você deve conhecer os principais cuidados com a saúde no inverno.
No post de hoje, vamos trazer algumas dicas para você se preparar para o tempo frio e manter a saúde. Boa leitura!
Com a chegada do inverno, o frio pode piorar alguns sintomas respiratórios e aumentar a frequência de contágio de certas doenças, já que o ar gelado ataca as vias aéreas.
Além disso, o ambiente frio é mais propício para a circulação de vírus, como o da gripe, acentuando ainda mais as chances de contaminação.
Doenças como a H1N1 e a própria covid-19 podem ser transmitidas de pessoa para pessoa por meio do contato com secreções que vêm de espirros e tosses, por exemplo. Por isso, é preciso tomar os cuidados necessários para evitar a contaminação.
Confira, a seguir, alguns dos principais cuidados para se proteger de doenças que são comuns no inverno.
Separamos 4 dicas eficientes para você não se contaminar com as doenças de inverno.
Gripes e resfriados podem ser mais frequentes quando o sistema imunológico está fragilizado. Para fortalecê-lo, você pode criar uma rotina de hábitos saudáveis e tomar multivitamínicos que melhoram as defesas do corpo.
Alguns fatores que contribuem para um sistema imunológico mais forte são:
Esse conjunto pode ajudar a prevenir algumas doenças de inverno, embora não seja uma garantia de que você não irá se contaminar.
É preciso lembrar ainda que os hábitos de vida saudáveis são uma prática de longo prazo que, para terem o efeito desejado, você deve incorporar no seu dia a dia durante o ano todo e não apenas com a chegada do inverno.
Embora os hábitos saudáveis contribuam para a sua qualidade de vida, a melhor forma de evitar doenças como a gripe e a covid-19 é a vacina.
A campanha de vacinação para ambos já começou no Brasil. Então, confira na sua cidade os lugares que oferecem as vacinas e o calendário de vacinação contra a covid-19 e contra a gripe, que pode variar de região para região.
Para se prevenir contra as doenças respiratórias, uma das melhores formas é evitar o contágio. No caso do coronavírus, os órgãos de saúde preconizam:
Todas essas medidas também são eficientes para se proteger de outras doenças, como a gripe, transmitida por vírus, e a pneumonia, transmitida por vírus ou bactérias.
Como, durante o inverno, as pessoas costumam passar mais tempo em ambientes fechados, o cuidado deve ser redobrado, já que a circulação dos vírus nesses espaços é maior.
Por isso, siga essas medidas para evitar a contaminação. E se o contágio acontecer, o que deve ser feito? Confira a seguir algumas possibilidades de tratamento.
Se você se contaminou com o coronavírus, é preciso ter atenção aos sintomas. Você deve procurar uma unidade de saúde para ser avaliado e realizar o teste para detecção da doença, mesmo em quadros mais leves.
Embora a febre persistente e a falta de ar sejam sintomas mais graves, você não deve aguardá-los para procurar um médico. Esse profissional poderá dizer o que deve ser feito no seu caso.
Para outras doenças respiratórias, como a gripe, já existem medicamentos que comprovadamente funcionam e que podem ser utilizados para amenizar os sintomas.
Em caso de sintomas de síndromes respiratórias e doenças de inverno, procure sempre o seu médico e nunca se automedique. O profissional irá avaliar os seus sintomas e prescrever o tratamento mais adequado.
A Panvel tem uma grande variedade de vitaminas, antigripais e outros medicamentos para doenças de inverno. Confira o catálogo completo no site!