Escova dental elétrica é um dispositivo movido a bateria, pilha ou carga elétrica com cerdas que, de acordo com as tecnologias mais difundidas, vibram ou giram, gerando a limpeza profunda dos dentes.
Existem diversos modelos, de diversas marcas, no mercado. Sendo os principais tipos os seguintes:
Algumas pesquisas indicam que as escovas dentais elétricas em geral limpam melhor os dentes do que as manuais, no entanto, isso não quer dizer que a saúde bucal é prejudicada quando você não tem uma elétrica. O importante é sempre fazer a higienização dos dentes de forma correta.
A Panvel comercializa algumas escovas dentais elétricas, entre elas estão as da marca Colgate. Se tem interesse em trocar a escova tradicional por uma elétrica, continue com a leitura até o final para não ficar com dúvidas!
Além das vantagens para a saúde bucal que iremos citar abaixo, as escovas elétricas são ótimas para pessoas que perderam um pouco da mobilidade dos braços ou crianças que ainda não desenvolveram toda a coordenação motora.
A escova dental elétrica é altamente recomendada por profissionais da área da saúde pois eliminam mais placa e em menos tempo do que escovas de dentes manuais e ainda ajudam a melhorar a saúde da gengiva com uma escovação suave e eficaz.
Com a escova elétrica é possível controlar a pressão da escova nos dentes na hora da escovação, o que muitas vezes causa machucados na gengiva. Alguns modelos de escova elétrica possuem sensores de pressão que avisam quando você está usando força demais fazendo a sua escova de dentes elétrica vibrar.
Não há problema algum em usar a escova dental elétrica todos os dias, visto que ela faz o mesmo trabalho, aliás mais aprofundado, que uma escova manual comum e a higienização dos dentes deve ser feita todos os dias, ao menos três vezes por dia.
E como citado anteriormente, no tópico acima, alguns modelos de escovas elétricas ainda facilitam o processo de escovação, de modo a aliviar a pressão.
O tempo de vida útil de uma escova dental elétrica é o mesmo de uma escova manual. Isso porque as cerdas são feitas do mesmo material nos dois tipos de escova. Desse modo, para evitar a proliferação de bactérias e garantir uma limpeza precisa e efetiva, é necessário realizar a troca da escova a cada três meses aproximadamente.