Se você está pensando em se aventurar para fora do Brasil, é provável que esteja se perguntando: como se preparar para uma viagem internacional? Se até mesmo uma viagem nacional requer preparação, uma viagem para outro país deve ser planejada com muita atenção em todos os detalhes.
Seja qual for o país escolhido, é preciso se preparar com antecedência e realizar muitas pesquisas sobre o destino. Assim você descobre tudo aquilo que é obrigatório no local e evita imprevistos que prejudiquem sua viagem. Separamos algumas dicas sobre como se preparar e o que levar em uma viagem internacional ao longo do texto. Continue lendo para conferir!
Para entender a melhor forma de como se preparar para uma viagem internacional, existem alguns pontos que devem ser levados em consideração. Apesar de parecer simples, sair do país pode ser algo burocrático e que requer atenção na sua preparação. Veja abaixo!
O primeiro passo para uma viagem internacional é providenciar o seu passaporte. Exceto em países do Mercosul, o passaporte é o documento oficial de identificação no exterior e sua apresentação é obrigatória.
Para pessoas acima de 18 anos, o passaporte tem validade de 10 anos – podendo variar de acordo com algumas circunstâncias especiais. Para tirar o passaporte, você deve preencher um formulário no site da Polícia Federal, pagar a taxa e agendar um atendimento para apresentar os seus documentos.
Outro documento que pode ser exigido em alguns países é o visto, que nada mais é que uma autorização para que um estrangeiro possa entrar em determinado país. Por sua emissão ser um processo mais demorado, é indicado que você faça a solicitação com bastante antecedência para evitar imprevistos.
Fazer um bom planejamento é uma excelente forma de aproveitar cada minuto da sua viagem. Por isso, pesquise bastante sobre o país que irá visitar, veja os pontos turísticos que são interessantes para você e monte um roteiro completo.
Dessa forma, você não perde tempo buscando passeios durante a visita, não corre o risco de se perder na cidade ou de fazer passeios que não são o seu estilo, ainda mais se você não for fluente na língua local.
Além disso, verifique qual será o clima da cidade no período da sua viagem e se no país existe alguma restrição de vestimentas, especialmente em pontos turísticos religiosos. Isso ajudará na hora de montar a sua mala levando tudo aquilo que é necessário.
Ficar doente é algo desagradável em qualquer lugar, mas já imaginou passar por essa situação em outro país? Por isso, é importante agendar uma consulta com um médico para realizar um check-up e cuidar da sua saúde antecipadamente. Caso precise, não esqueça de levar em sua viagem a receita médica e medicamentos necessários.
Outro ponto importante para a sua saúde é estar com as vacinas em dia para a viagem. Ao estar longe de casa, o seu sistema imunológico fica exposto a novas doenças. Por isso, é importante se atentar ao seu calendário de vacinação e verificar se o país de destino está com surto de alguma doença.
A gastronomia de outros países é um dos principais atrativos dos turistas. Experimentar pratos típicos e temperos diferentes pode enriquecer ainda mais a viagem. Entretanto é preciso ir com calma! Afinal, comer algo que você não está acostumado pode fazer mal e acabar estragando a sua viagem.
Uma dica é pesquisar sobre a gastronomia do país escolhido para saber quais são os alimentos e temperos mais típicos do local. Veja se tem algo que você tem alergia ou intolerância. Quando estiver no país, vá experimentando aos poucos, sem se aventurar de uma vez em comidas muito exóticas.
Se você está na dúvida do que levar em uma viagem internacional, saiba que os seus documentos são os itens mais importantes. Alguns dos principais documentos para viagem internacional são:
Para não esquecer nenhum item, é importante fazer uma checklist com tudo o que você precisa levar em uma viagem internacional. Verifique sempre as recomendações de objetos e tamanhos de malas da companhia aérea escolhida. Para ajudar, separamos abaixo uma checklist de viagem internacional. Confira!
Preparativos:
Documentos:
Bagagem de mão:
Bagagem despachada:
Alguns países exigem que o turista esteja em dia com as vacinas para viagem internacional, além do teste negativo para COVID-19. A vacina contra a febre amarela é uma das mais solicitadas, você pode conferir a lista simplificada de países que exigem o CIVP contra febre amarela no Ministério da Saúde.
É importante se atentar ao prazo de imunização: para que a vacina da febre amarela seja aceita pelos órgãos de fiscalização, você deve receber a dose ao menos 10 dias antes da sua viagem.
Além de ser um pré-requisito para entrar em certos países, as vacinas para viagem internacional são essenciais na proteção de doenças. Apesar de nãos serem obrigatórias, existem outras vacinas que são recomendadas pelo Ministério da Saúde para viajantes brasileiros em países endêmicos, de risco ou com surtos da doença, como:
Gostou do nosso conteúdo sobre como se preparar para uma viagem internacional? Aproveite e veja todas as vacinas disponíveis no Panvel Clinic!