Itens essenciais para o correto funcionamento do organismo humano, as vitaminas têm funções específicas em cada parte do corpo, onde a falta delas pode acarretar variados problemas e doenças das mais simples até as mais graves.
Geralmente essa nutrição é feita via alimentação, mas, existem casos em que pode ser feita via injeção e oral, aproveitando assim da melhor forma possível a potencialidade dos minerais.
Você sabe para que serve cada uma das vitaminas? Confira abaixo e identifique as principais fontes originárias de cada uma!
A Vitamina A, ou comumente chamada de Retinol, é encontrada nos alimentos de coloração amarelada, alaranjada, folhas verdes escuras e em alguns itens de origem animal.
Alguns exemplos são:
É ela quem auxilia em algumas funções essenciais para o indivíduo, como:
Uma das principais consequências da sua escassez no corpo é o problema de cegueira em crianças.
Esse item pode ser encontrado em:
Outra forma de conseguir ampliar o recebimento desse item no corpo é pela luz solar.
É ela quem auxilia no crescimento e fortalecimento dos ossos, principalmente porque regulariza a presença de fósforo e cálcio no organismo.
Quando em doses exageradas, pode resultar na má formação de ossos em crianças.
A Vitamina B12 é primordial para o funcionamento correto das células, principalmente quando falamos da medula óssea, do sistema nervoso e do trato gastrointestinal, além de sua produção nos glóbulos vermelhos.
Ela pode ser encontrada em itens como:
Quando não regularizada, é comum que o indivíduo enfrente problemas como glossite, problemas gastrointestinais e anemia.
Essa substância está presente principalmente em cereais, como é o caso de:
Ela é considerada como um super antioxidante, onde atua:
São raros os casos em que é insuficiente no organismo do ser humano, onde é mais comumente encontrada em bebês prematuros, assim como pessoas com dificuldade de absorção da mesma.
A vitamina C é importante para o desenvolvimento do organismo, além de auxiliar em questões como:
Ela pode ser encontrada em itens como:
Pessoas que possuem a falta desse item no organismo sofrem de escorbuto, onde as principais consequências são o sangramento, má cicatrização e cansaço em excesso.
A vitamina K tem sua ação diretamente ligada na coagulação do sangue, onde sua falta amplia a proporção de ferimentos e de sangramentos em excesso.
Pode ser encontrada em vasta quantidade em itens como:
Os efeitos colaterais causados pela falta não são tão comuns, reduzindo-se a recém nascidos e pessoas que têm alguma doença que dificulte a absorção da mesma, como é o caso da hepática crônica.
A Tiamina é importante para o auxílio de:
A vitamina B1 está presente em alimentos como:
Quando desregulada no organismo acaba causando uma doença chamada beribéri, onde há dificuldades de processamentos de gorduras e carboidratos no corpo humano.
Os sintomas mais comuns nesse caso, são:
A Riboflavina é a vitamina que ajuda a digestão de vitaminas, de gorduras e carboidratos, além de proteger os olhos e a derme em sua amplitude.
É possível encontrar essa substância em itens como:
Quando não presente na quantidade ideal para o organismo, é comum que o indivíduo tenha problemas de pele, de digestão e por fim, olhos vermelhos.
A vitamina B6, chamada também de Pirodoxina possui grande importância no auxílio da metabolização de aminoácidos não essenciais e de carboidratos.
Geralmente ela é produzida pelo próprio organismo, porém, pode ser reforçada por meio do consumo de alimentos como:
Ela é muito consumida pelo público feminino por aliviar os sintomas da TPM, porém, não existem estudos que comprovem essa ação positiva.
Quando não presente na quantidade ideal pelo organismo, é natural que os indivíduos sofram com a dermatite seborréica, principalmente na região do rosto.
Se você está com dúvidas se está com alguns dos sintomas que sente diariamente são referentes a essa falta, não perca tempo e consulte seu médico de confiança para tirar eventuais dúvidas.