Blog Panvel
>
>
Saiba como se proteger da fumaça que cobre o céu e afeta a saúde

Saiba como se proteger da fumaça que cobre o céu e afeta a saúde

13/09/2024
3 min. de leitura

Além de deixar o sol vermelho e modificar o horizonte das cidades, a fumaça provocada por queimadas e incêndios registrados em grande parte do país nas últimas semanas pode provocar problemas respiratórios e danos à saúde. Apenas em São Paulo, 76 pessoas morreram de agosto até a primeira semana de setembro devido à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), uma inflamação severa dos pulmões que dificulta a respiração.

A médica pneumologista Vanessa Cristina Hartmann dos Santos, professora do curso de Medicina da Universidade Feevale, explica que pacientes com doenças cardiovasculares e respiratórias, assim como bebês, crianças pequenas e idosos são os que mais sofrem com os efeitos da poluição.

“Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 99% da humanidade respira ar poluído. A situação causa cerca de 8 milhões de mortes prematuras anuais, incluindo mais de 700 mil crianças menores de cinco anos”, ressalta a professora.

O ar que respiramos também está diretamente relacionado ao desenvolvimento de distúrbios como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), uma doença progressiva que provoca:

  • Falta de ar
  • Tosse
  • Limitações
  • Dificuldades que incluem a possibilidade de internação hospitalar, uso de oxigênio suplementar e, até mesmo, risco de óbito em casos mais graves. 

“Em pessoas que não fumam, a poluição do ar é o principal fator de risco para desenvolvimento de DPOC. O ar de qualidade pobre está associado também a crises agudas da DPOC (chamadas de exacerbações), hospitalização e mortalidade”, afirma a pneumologista.

Como cuidar da saúde

Em períodos de maior concentração de poluentes no ar, como o que vivemos na primeira quinzena de setembro, a professora recomenda que pessoas com asma evitem atividades físicas ao ar livre e priorizem permanecer mais tempo em ambientes fechados, com o clima mais controlado.

Para a população geral, a pneumologista orienta a:

  • Manter boa hidratação, tomando líquidos, especialmente água, constantemente ao longo do dia
  • Evitar, se possível, atividades ao ar livre nos períodos de maior circulação dos poluentes, mantendo-se em ambiente com ar condicionado
  • Higienizar frequentemente o filtro do ar condicionado (filtro externo semanalmente e limpeza com equipe de higienização pelo menos uma vez ao ano)
  • Procurar atendimento médico se tiver dificuldades respiratórias

Saiba mais sobre as queimadas

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) afirma que a fumaça já cobre 60% do território nacional, uma área de 5 milhões de quilômetros quadrados, e as regiões Sudeste e Sul estão entre as mais afetadas. 

As queimadas são processos de combustão da matéria orgânica presente em áreas de vegetação e envolvem fatores humanos e naturais. Elas ocorrem quando há a presença de três elementos essenciais

  • Combustível
  • Comburente
  • Calor

De acordo com a professora Daiane Bolzan Berlese, do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambientalda Universidade Feevale, as queimadas impactam o Brasil das mais diferentes formas, especialmente ambientais, sociais, econômicos e de saúde. 

Entre os impactos ambientais, é importante citar:

  • Degradação do solo
  • Perda da biodiversidade
  • Aumento do aquecimento global pela liberação de grandes quantidades de gases de efeito estufa como dióxido de carbono e metano na atmosfera

“Além disso, tem efeitos diretos na economia, agricultura e gastos para controle dos incêndios. Sem contar o impacto imensurável na saúde da população, especialmente crianças e idosos”, explica a professora.

Compartilhe
Uma empresa focada em saúde e bem-estar.
Equipe Panvel em parceria com as Agências de conteúdo Cartola e Web Estratégica;
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixe o nosso aplicativo
Aponte a câmera do seu celular
Baixe o nosso aplicativo
Grupo Panvel Copyright © 2024. Panvel Farmácias é uma empresa do Grupo Panvel.