Blog Panvel
>
>
Stress: conheça o ciclo do stress e estratégias para gerenciá-lo

Stress: conheça o ciclo do stress e estratégias para gerenciá-lo

23/09/2024
4 min. de leitura

A palavra que se tornou sinônimo de situações negativas em casa, no trabalho ou nos estudos é, na verdade, uma parte vital do organismo, sem a qual não é possível viver. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o stress pode ser definido como um estado de preocupação ou tensão mental gerado por uma situação difícil. É por isso que todas as pessoas têm um determinado grau de stress, já que se trata de uma resposta natural do organismo a ameaças e estímulos. 

A presidente da International Stress Management Association no Brasil (Isma-BR), Ana Maria Rossi, explica que o stress, em si, não é negativo nem positivo. É a forma como cada pessoa interpreta a situação que determinará o quanto ele afetará o bem-estar.

“O stress é simplesmente qualquer situação que requer a adaptação de uma pessoa. Pode ser positivo, como o planejamento da viagem de férias, uma promoção desejada no trabalho, assim como pode ser algo indesejado, como uma doença na família, uma perda material. Então, em princípio, o stress é neutro. A maneira como nós interpretamos essa situação é que vai torná-la positiva ou negativa”, explica Ana Maria Rossi, que é doutora em Psicologia Clínica e Comunicação Verbal.

Ciclo do stress

No dia a dia, nos deparamos dezenas de vezes com situações desencadeadoras de stress: isso ocorre a cada vez que deparamos com uma situação que requer adaptação. Ao reagir a essas situações, ocorre uma descarga de hormônios que causam mudanças fisiológicas como:

  • Aumento da frequência cardíaca
  • Dor de cabeça
  • Aumento da pressão arterial
  • Dores musculares
  • Dificuldade de concentração

“Se a pessoa não tiver estratégias para lidar com o stress, aquela pressão arterial que foi aumentada momentaneamente, poderá se tornar crônica. Se a tensão muscular não for dissipada, se a pessoa não conseguir relaxar os músculos que ela tensionou, poderá desenvolver problemas de desconforto, talvez até de dor”, explica Ana Maria.

Apesar de o stress ser parte da vida humana, é preciso diferenciar o stress agudo, que ocorre momentaneamente, do stress crônico, que já ocorre por algum tempo:

Stress agudo: é mais intenso e curto, sendo causado normalmente por situações traumáticas, mas passageiras, como a depressão na morte de um parente.

Stress crônico: afeta a maioria das pessoas, sendo constante no dia a dia, mas não é gerenciado com eficiência.

O stress não é uma doença

Apesar de muitas pessoas se referirem ao stress como sendo uma doença, ele não é uma doença, mas sim uma adaptação do organismo, como já vimos. Por outro lado, ele é um grande indutor de doenças, já que o stress crônico pode provocar problemas como:

  • Depressão
  • Doenças cardíacas
  • Prisão de ventre
  • Alzheimer
  • Doenças de pele

  • “O stress em si não tem malefícios, na realidade, ele é até benéfico, porque alerta a pessoa que ela está tendo uma adaptação a alguma situação. Mas, se não houver uma intervenção eficiente nos sintomas, eventualmente eles vão se transformar em doenças ou em stress crônico”, afirma a presidente da Isma-BR.

Dispositivos digitais e stress

Os agentes estressores mudam de tempo em tempo. Atualmente, o celular, os equipamentos eletrônicos e a hiperconexão têm um papel importante como desencadeador do stress, devido ao imediatismo. “As pessoas querem estar em todos os lugares ao mesmo tempo. E isso cria uma ansiedade, cria uma exigência, uma autocobrança descomunal. Então, com certeza, o uso do celular, não falo apenas de celular, mas qualquer conexão eletrônica, tem sido uma fonte incrível de stress”, diz Ana Maria.

Prevenção e tratamento do stress

A presidente da Isma-BR afirma que viver sem stress é uma utopia, já que ele é parte da nossa vida. “Eliminar o stress da nossa vida é impossível, mas podemos evitar situações que nos exponham a ele. Por exemplo, se eu tenho medo de cachorro, vou procurar uma maneira de controlar a situação quando eu precisar caminhar na rua. Se tenho um colega que me causa stress por causa do barulho, eu posso procurar, se for possível, usar fones de ouvido para me fixar nas minhas tarefas”, exemplifica a especialista.

Conheça algumas recomendações para prevenir e tratar o stress:

Observar a maneira de pensar: procurar reformular ou reestruturar os pensamentos negativos e focar nos pensamentos positivos.
Exercitar a técnica da respiração: praticar a respiração abdominal quando estiver em uma situação tranquila, para poder usá-la quando estiver sob stress.

Praticar uma atividade física: escolher um exercício que goste e que gere aderência.
Desenvolver técnicas pessoais: saber o que costuma lhe acalmar em uma situação de stress, como colocar um vídeo no Youtube, lembrar de alguma piada ou de alguma situação que gere conforto.

Agora que você já conhece estratégias para lidar com o stress, que tal colocá-las em prática? Conte nos comentários o que você costuma fazer ao experimentar esse tipo de situação.

Compartilhe
Uma empresa focada em saúde e bem-estar.
Equipe Panvel em parceria com as Agências de conteúdo Cartola e Web Estratégica;
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo Panvel Copyright © 2024. Panvel Farmácias é uma empresa do Grupo Panvel.