Além do samba, alegria e diversão, símbolos da maior festa do Brasil, o Carnaval também tende a aumentar, para muitas pessoas, os níveis de consumo de álcool. Diferentes tipos de bebidas alcoólicas são usadas como elementos de socialização pelos foliões nos quatro dias da festa de Momo. Ainda que o intuito seja não exagerar na dose, o consumo pode sair de controle, oferecendo riscos à saúde e favorecendo acidentes de trânsito e até episódios de violência.
Ao contrário do que muitas pessoas tendem a imaginar, mesmo o consumo moderado de álcool é nocivo tanto para a saúde física quanto a mental. Você sabe qual é o consumo máximo de álcool recomendado? O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa) definiu que uma dose padrão de bebida alcoólica no Brasil equivale a 14g de álcool puro. Isso equivale a:
De acordo com essa definição, é considerado moderado o consumo de, no máximo, duas doses de álcool em único dia ou até 14 doses por semana para os homens. Para as mulheres, a quantidade diminui: uma dose em 24 horas ou sete doses durante uma semana.
Muitos brasileiros, porém, mantêm um consumo de álcool acima destes níveis. De acordo com o estudo Covitel de 2023, a prevalência do consumo abusivo na população adulta (18 anos e mais) no Brasil em 2023 foi de 22,1%. Por isso, nesse Carnaval, a dica é fazer um consumo consciente para evitar tanto a ressaca quanto os problemas relacionados ao consumo excessivo de álcool.
Veja as dicas para um consumo consciente de álcool no Carnaval:
Se o seu estômago estiver vazio, a absorção do álcool será mais rápida e os níveis máximos da substância no sangue serão atingidos entre 30 e 90 minutos após a ingestão da bebida. Fazer uma refeição antes de começar a beber ajuda a tornar a absorção da bebida mais lenta. Alimentos com gordura, proteína e carboidratos podem tornar a absorção do álcool até três vezes mais lenta. Alimente-se!
Mesmo com a empolgação da folia, é preciso ir com calma. Beber aos poucos permite que o organismo processe o álcool de forma mais adequada. Se você acabou de tomar uma bebida e ainda deseja beber mais, a dica é esperar um pouco antes de tomar a próxima dose. Nesse intervalo, um copo de água ou um isotônico são bem-vindos para ajudar a recarregar as energias e afastar a ressaca no dia seguinte.
Bebidas alcoólicas provocam desidratação, que leva à ressaca e ao mal estar. Uma maneira de diminuir esse desconforto é beber a mesma quantidade de água e de álcool. Ou seja: se você tomou uma lata de cerveja, consuma 350 ml de água em seguida. Se bebeu uma taça de vinho, emende com uma taça de água. Essa medida ajuda a reduzir a chance de embriaguez e reduzir danos ao seu organismo.
Se o consumo de álcool por si só já pode provocar danos, a interação da substância com diversos medicamentos, usados sob ou sem prescrição médica é ainda mais perigosa. De acordo com o Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul, o álcool é um agente modificador da resposta farmacológica. A substância pode aumentar em até três vezes a dose original de medicamento e seu efeito no organismo. Se você está em tratamento com medicamentos e não sabe sobre a interação dele com o álcool, evite tomar qualquer dose antes de consultar seu médico.
Esse conteúdo é parte da Revista Panvel de fevereiro. Você pode retirar o seu exemplar gratuitamente em todas as filiais e canais digitais para ler mais conteúdos sobre saúde, beleza e bem-estar, além de acessar cupons exclusivos!
amei as dicas sobre bebida e a água!
Olá, Elizabete! Ficamos muito felizes em saber que você gostou de nossa publicação sobre o consumo consciente de álcool no carnaval.
Desejamos um excelente feriado de carnaval para você, e conte com a Panvel que #FicaTudoBem! 💙