Você já deve ter ouvido falar sobre o Yoga ou a ioga. A palavra tem origem do sânscrito e sua raiz verbal "yuj", significa unir, integrar e totalizar. Daí o sentido que o yoga tem de união entre corpo, mente e espírito. Um dos objetivos de quem pratica é a busca pela sensação de bem-estar por meio desta integração.
A prática conta com técnicas de respiração, os Pranayamas, as posturas e movimentos físicos, conhecidos como asanas e a meditação ou relaxamento guiado. Além disso, o yoga é considerado por muitos, um estilo de vida, baseando-se em princípios e filosofias.
O Yoga teve surgiu na Índia e, apesar de não ter cunho religioso, as práticas foram influenciadas pelas filosofias budistas e hinduístas.
Conversamos com a Instrutora de yoga, mestre Reikiana e Consteladora Familiar, Débora Barbosa, que fala sobre as principais vantagens de praticar yoga e outras curiosidades. Confira:
Débora Barbosa - A prática regular de yoga traz tanto benefícios terapêuticos quanto físicos. Alguns minutos de yoga pela manhã podem trazer mais foco, mais atenção, qualidade dos pensamentos, melhor uso da respiração, aumentando a capacidade pulmonar, mais consciência sobre as emoções e também para o corpo, flexibilidade, força, resistência, equilíbrio, coragem, determinação, aumento de disposição e de auto-estima.
Débora - A regularidade da prática vai depender mais dos objetivos do praticante. Para efeitos terapêuticos, uma vez na semana podem ser muito positivos.Para efeitos físicos, o melhor é praticar com mais frequência e intercalar com atividades cardiorrespiratórias, como caminhadas ou outros exercícios aeróbicos. Quanto maior a frequência, mais rápido perceberá os resultados.
Débora - O corpo fala e guarda memórias e emoções. A prática de yoga leva em consideração o corpo humano de forma complexa e completa, sabendo que a mente é tão importante quanto qualquer outro órgão do corpo. Assim como trabalha musculatura cerebral, trabalha capacidade pulmonar. Sabendo que todo alimento ingerido tem uma resposta não só dentro do corpo, quanto em todo o ecossistema em torno, trabalha a consciência coletiva, diretamente ligada a chamada glândula mestra do corpo, a hipófise. Não trabalha apenas os músculos que enfatizam um corpo bonito conforme a moda do momento, a yoga trabalha a mobilidade do corpo, para um corpo que se move com liberdade, espontaneidade e criatividade. Trabalha força sem agredir o corpo, leva em consideração as dificuldades de cada um e trabalha na liberação das tensões. Trazendo saúde de forma integral, não só para seu corpo, mas para todos aqueles que estão ao seu redor.
Débora - O instrutor é treinado para acompanhar o praticante em busca da sua auto realização. Isso inclui desde pequenas correções na postura que, quando mal executadas, podem desencadear desde dores posturais até lesões graves. Cada corpo tem uma particularidade que necessita de evolução especifica, que somente um olhar atento do instrutor saberá quais posturas ajudarão a atingir cada objetivo particular. Nas meditações, também é importante ter uma relação entre mestre e discípulo, alguém que possa ajudar a guiar a prática meditativa, conhecendo as limitações de cada aluno em particular. Alunos que praticam sem instrutor têm maior dificuldade de evolução e maior risco de lesão.