Não, você não está proibida(o) de comer algo - é o que os nutrólogos e nutricionistas vão dizer. Mas a gente sabe que existem, sim, aqueles alimentos mais leves e aquelas refeições que pesam mais no estômago. E claro que o horário do dia em que você vai fazer as refeições interferem na qualidade de vida e no sono.
Há quem diga que quem come muito antes de dormir, tem pesadelos. A questão é: manter uma alimentação saudável durante todas as refeições do dia é super importante, mas fazer boas escolhas antes de deitar são fundamentais para ter uma boa noite de sono e até evitar problemas de saúde.
A maioria dos nutricionistas indica que a última refeição seja feita de 2 a 3 horas antes de dormir, para evitar refluxo ou azia, ou a má digestão dos alimentos.
A nutricionista clínica e esportiva, Ana Paula Pereira, explica que estudos revelam que fazer a primeira refeição depois das 9h e a última depois das 21h pode causar mais riscos de problemas cardiovasculares.
Ana Paula Pereira defende que, às vezes, quando jantamos muito cedo, pode surgir vontade de comer algo mais antes de dormir, mas isso deve ser uma exceção. “A última escolha do dia é importante. O problema é que você nem sempre escolhe o melhor para você, mas se deixa levar pelo pensamento de que ‘qualquer coisa serve a essa hora’. Como resultado dessas decisões erradas, você pode sentir desconforto digestivo e outros incômodos que o impedem de dormir bem”, ressalta.
Por isso, preparamos um top 10:
5 alimentos que você deve evitar e 5 alimentos que você pode comer antes de dormir, para ter uma alimentação saudável e dormir de forma mais tranquila.
De acordo com a nutricionista Ana Paula Pereira, “além do carboidrato, a massa da pizza também é rica em gordura, assim como a maioria dos recheios. Comer à noite irá implicar em dificuldade para a digestão desse alimento. Por isso, o mais recomendado é que se coma pizza no horário do almoço, quando o corpo precisa de mais energia para enfrentar o restante do dia”, explica..
Alimentos como bacon, frios e industrializados são gordurosos e contêm muito sódio. Eles podem aumentar a tendência na retenção de líquidos, problemas cardiovasculares e hipertensão.
Ingerir muito líquido antes de dormir pode atrapalhar o seu sono,porque você sentirá vontade de levantar para ir ao banheiro. Já a bebida alcóolica não é recomendada antes de deitar, porque o álcool é diurético e faz com que o organismo tente eliminar água em excesso, tanto pelo suor quanto pela urina, ou seja, você acordar desidratado.
Os doces, por serem muito calóricos, devem ser evitados. A dica da nutricionista é: “apostar em picolés feitos em casa ou uma porção de fruta, como o abacaxi”, diz.
Que o café tira o sono, você já deve saber. Além dele, bebidas ricas em cafeína como refrigerantes e alguns chás, como o chá preto e o chá verde, podem continuar agindo no organismo por horas, e podem causar agitação e insônia. Outros alimentos que devem ser evitados são os termogênicos como gengibre, canela e pimenta.
Os cereais integrais possuem aveia e linhaça, que são ótimas opções por serem compostas por carboidratos complexos, o que ajuda na saciedade e não causa picos e quedas bruscas nos níveis de glicose no
sangue, como os carboidratos. Os cereais devem ser consumidos com moderação.
Os vegetais, como alface, tomate, espinafre, couve-flor, entre outros. Esses alimentos têm poucas calorias e ajudam a saciar a fome. Além disso, contam com muitas vitaminas e minerais.
O ovo é uma fonte de proteína e é um dos alimentos considerados mais completos, na nutrição. Ana Paula destaca que existe um mito de que o ovo poderia fazer mal ao colesterol, mas a verdade é que “o alimento ajuda muito no colesterol bom, o HDL.”
Algumas sugestões de preparo:
As frutas podem ser acrecentadas ao jantar. Algumas opções são: maçã, abacaxi, mamão, melão, laranja e abacate. Você pode adicionar uma fonte de fibra, como aveia, linhaça, chia ou amaranto.
A nutricionista destaca que “o arroz 7 grãos é uma fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, ele possui mais nutrientes, fibras e magnésio, melhor digestão e mais saciedade que o arroz branco comum puro”, defende.
A sugestão de preparo é cozinhar o arroz ou quinoa com um pouco de sal, acrescentar shimeji (cogumelo) cortado em uma frigideira com um pouco de água para escaldar. Quando a água secar, acrescente alho, cebola, castanhas do pará picadas, sal e azeite. Refogue por 3 minutos e acrescente o refogado à quinoa cozida. Depois é só servir com tempero verde.
Ana Paula ainda acrescenta que é importante planejar o horário das refeições e evitar estímulos e ruídos durante o período de descanso. “Optar por comidas saudáveis, e fazer refeições menores, como frutas, pipoca, palitos de queijo, cereais, iogurtes, vegetais e castanhas. Já os alimentos processados, como sorvete, biscoitos e frituras, devem ser evitados”, conclui.
E você, costuma jantar cedo ou tarde? Prefere alimentos mais leves ou a janta é sua refeição favorita? Conta para a gente aqui nos comentários.
Gostei muito bom.Valeu concordo.
Olá, Maria, ficamos muito felizes que você gostou do conteúdo. Cuidamos sempre passar os conteúdos com bastante cuidado, zelo e veracidade na informação. Continue nos acompanhando que terão muitos conteúdos informativos com dicas ainda em 2024, aqui no Blog Panvel! Você sempre bem. 💙
gostei da dica com relação aos alimentos que prejudicam o sono
Olá, João, ficamos muito felizes que você gostou do conteúdo. Cuidamos sempre passar os conteúdos com bastante cuidado, zelo e veracidade na informação. Continue nos acompanhando que terão muitos conteúdos informativos com dicas ainda em 2024, aqui no Blog Panvel! Você sempre bem. 💙
gostei da dica
Olá, Zilda, ficamos muito felizes que você gostou do conteúdo. Cuidamos sempre passar os conteúdos com bastante cuidado, zelo e veracidade na informação. Continue nos acompanhando que terão muitos conteúdos informativos com dicas ainda em 2024, aqui no Blog Panvel! Você sempre bem. 💙
Excelentes indicações para quem realmente deseja ter qualidade de vida. Já sigo esse caminho e realmente o resultado aparece. Parabéns pelo conteúdo!
Olá, Luiz Heitor, ficamos muito felizes que você gostou do nosso conteúdo informativo. Fique de olho que este ano ainda sairão muitos conteúdos informativos para vocês, nossos clientes. Fique de olho também em nossas redes sociais @panvelfarmacias. 💙