Quando pensamos em rotina de beleza, os cosméticos costumam ser os primeiros itens de cuidados que vêm à cabeça. Mas a saúde e a beleza da pele começam muito antes do skincare, na alimentação equilibrada e na hidratação adequada do organismo. É por isso que o caminho para uma pele saudável e viçosa está na soma de diversos fatores, e não apenas no uso diário de cremes e séruns, que também têm um papel importante.
Um dos pilares para a saúde da pele é a hidratação do organismo. "A ingestão de pelo menos dois litros de água por dia melhora a barreira cutânea e diminui linhas finas, especialmente em quem não tem o hábito de se hidratar corretamente. Os benefícios são evidentes", explica a dermatologista Márcia Donadussi. A barreira cutânea, composta por uma camada de lipídios e água, é essencial para manter a pele protegida e hidratada, reduzindo a evaporação da água transepidérmica.
Além da hidratação, a escolha dos alimentos também influencia diretamente a saúde da pele. "Lipídios bons, como aqueles encontrados na chia, linhaça e peixes ricos em ômega 3 e 6, exercem um papel fundamental na manutenção da barreira cutânea e na ação anti-inflamatória da pele", afirma a especialista.
O consumo adequado de proteínas também é essencial, principalmente o colágeno. "Uma meta-análise publicada em 2023, que avaliou 26 estudos, demonstrou que a suplementação com colágeno por pelo menos 8 a 12 semanas melhora a densidade e a hidratação da pele. Mas também é possível obter bons resultados com uma alimentação rica em proteínas", recomenda a dermatologista.
Entre os nutrientes que merecem destaque estão as vitaminas presentes em frutas e vegetais. "Frutas vermelhas, tomate e melancia são ricos em licopeno, um poderoso antioxidante. O abacate, além de ser fonte de vitamina C, E e K, contém ácido oleico, que ajuda a reduzir a perda de água na pele", ressalta Márcia. Chá verde, oleaginosas como nozes e amêndoas, além de peixes gordurosos como salmão e sardinha, complementam uma dieta que favorece a vitalidade da pele.
Outro ponto essencial é o estilo de vida. A especialista explica que a aparência da pele sofre interferência de fatores como qualidade do sono, prática de exercícios físicos, estresse e exposição à poluição. "Cada aspecto do nosso dia a dia representa um tijolinho na construção da saúde da pele. De nada adianta consumir alimentos ricos em antioxidantes se a pessoa dorme mal, é muito estressada ou tem outros hábitos prejudiciais, como o tabagismo", alerta.
A atividade física, por exemplo, tem um impacto positivo na circulação sanguínea, otimizando a chegada de nutrientes à pele. "O exercício melhora em até oito vezes a microcirculação, o que favorece a entrega de oxigênio e nutrientes para a pele, potencializando seus benefícios", explica a médica.
Embora a nutrição e o estilo de vida sejam essenciais, a dermatologista reforça que os produtos tópicos podem ser grandes aliados. "Já foi comprovado que a vitamina C aplicada na pele pode ter uma concentração maior do que a ingerida. O ideal é combinar os dois métodos: consumir alimentos ricos no nutriente e aplicar um bom sérum antioxidante", orienta.
Os hidratantes com ceramidas e ácido hialurônico também desempenham um papel importante na manutenção da barreira cutânea, ajudando a reduzir a perda de água. "Eles não penetram profundamente a ponto de substituir procedimentos como preenchimentos, mas melhoram a hidratação e a textura da pele", esclarece Márcia.
Por fim, a dermatologista destaca a importância da rotina de usar protetor solar. "Mesmo seguindo todas as recomendações, a exposição exagerada ao sol acelera o envelhecimento extrínseco da pele. Proteger-se da radiação UV é indispensável para manter a pele saudável e bonita por mais tempo", conclui.
A busca por uma pele bonita vai além dos cosméticos. Uma rotina completa inclui hidratação adequada, alimentação equilibrada, boas noites de sono, controle do estresse, skincare e proteção solar. O skincare pode potencializar os resultados, mas, como destaca Márcia Donadussi, "os produtos são um coadjuvante, e o fundamental é cuidar da pele de dentro para fora".
Médica Dermatologista, Mestre pela PUCRS e Especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM 25402.