Jovens, adultas, maduras, estudantes, profissionais. Na data em que celebramos o Dia Internacional da Mulher, a capacidade feminina de cuidado e de realização das mais diversas atividades é uma das características que mais recebem elogios. Mas qual o lugar você ocupa da sua própria lista de prioridades? Entre trabalho, família, amigos e compromissos, muitas mulheres acabam se deixando para depois. Se esse é o seu caso, queremos convidá-la a incluir o autocuidado na sua rotina.
O que vem a sua cabeça quando ouve a palavra autocuidado? Se for skincare, é um ótimo começo: quem já adotou uma rotina de cuidados com a pele já deve ter notado a melhora na autoestima. Se você ainda não começou, pode parecer uma grande novidade. Com a prática, porém, vai perceber que 15 minutos diários são suficientes para melhorar a qualidade e a saúde da pele, prevenindo danos solares e o envelhecimento precoce que se manifesta em forma de rugas e outras marcas da idade.
Mas o autocuidado não se restringe apenas à saúde da pele e do corpo. O conceito de cuidar de si mesma é amplo e abrange também a atenção à saúde mental.
A psicóloga Bruna Domingos acredita que, apesar da rotina corrida das mulheres, é possível promover saúde por meio de atitudes simples e prazerosas de autocuidado. "Não estou me referindo apenas ao cuidado com o peso, forma física e estética, mas também a reflexão sobre como está o seu bem-estar mental, social e até mesmo espiritual", explica Bruna.
Por isso, neste Dia Internacional da Mulher, a psicóloga sugere uma reflexão sobre o seu autocuidado. Você pode começar por questionar a si mesma:
"A correria dia a dia faz com que, muitas vezes, a gente esqueça de nos ouvir e buscar responder ao nosso corpo de forma gentil e amorosa", comenta Bruna.
Por isso, a psicóloga também compartilha com as leituras algumas ideias de como as mulheres podem oferecer cuidado a si mesmas, por meio de gestos simples na vida cotidiana.
"Procure encontrar o que seu corpo e sua mente precisam para se sentir bem e em paz. Conecte-se com ele para que essas simples respostas surjam, e se motive a praticar esses pequenos atos que podem fazer bem a você e ao seu corpo, independente do formato, peso ou idade que ele tenha.", aconselha Bruna Domingos.
Agora que você já sabe por onde começar, que tal colocar as dicas em prática? Priorize a sua saúde física e mental e leve o Dia da Mulher para todo o seu calendário!