A estação muda, mas o cuidado com as unhas das mãos e dos pés continuam: a diferença é que o ar fica mais seco e, com os banhos mais quentes, elas podem acabar ressecando. Mas a boa notícia é que preparamos algumas sugestões para você manter as unhas saudáveis, fortes e bonitas no inverno.
A podologista e manicure, Sônia Coelho de Castro Moura, explica que é essencial, em primeiro lugar, sempre secar bem entre os dedos dos pés, para evitar frieiras. Além disso, ela ressalta que a água muito quente pode enfraquecer um pouco as unhas. Confira abaixo as principais dicas da profissional:
Sônia destaca que a hidratação é a base para manter as unhas saudáveis, tanto das mãos quanto dos pés. E se, por um lado, os banhos muito quentes podem ser inimigos tanto da pele quanto das cutículas, por outro existe uma solução: usar cremes hidratantes para mãos e pés.
A dica de ouro é conferir no rótulo qual é o tipo de creme hidrante e se é direcionado para pele das mãos, dos pés, ou do corpo, por exemplo.
"A pele das mãos é mais fina e requer cremes específicos para as mãos. Já para os pés muda um pouco porque depende de cada tipo de pé e de pele”, explica.
A recomendação é aplicar hidratante nas mãos 3 vezes ao dia, e creme nos pés, uma vez, após o banho.
Para fortalecer e regenerar as unhas e as cutículas, a manicure e podologista recomenda o uso de óleos fitoterápicos como melaleuca, copaíba, girassol e glicerina. O óleo deve ser aplicado nas unhas de uma a duas vezes ao dia. "Esses óleos protegem contra fungos, também ajudam a hidratar e regenerar as unhas.”, explica.
A orientação é manter as unhas das mãos com esmalte por até 4 dias e, depois que retirar o esmalte, esperar dois dias para poder pintar novamente.
Já nas unhas dos pés, a recomendação é não usar nenhum esmalte, principalmente porque no inverno os pés ficam mais tempo “abafados”.
Além de lixar as unhas, é super importante cortá-las regularmente para ajudar a fortalecer. Sônia também sugere manter as unhas no formato oval ou amendoado, pois é mais resistente e quebra com menos frequência que as unhas em formato quadrado. "Além disso, usar bases fortalecedoras, pode ajudar a manter as unhas fortes", indica.
A manicure e podologista recomenda não retirar muita cutícula, principalmente nas unhas dos pés. "Retira apenas nas laterais, mas não na matriz. Apenas empurre a cutícula na área central para manter as unhas protegidas", orienta.
Usar meias mais grossas e quentinhas é tudo de bom no inverno, mas fique atenta ao tipo de meia e escolha de forma correta. "Meias com costuras podem causar calosidades em volta das unhas dos pés. O ideal é optar por meias sem costura para evitar esses problemas", recomenda.
Sônia comenta que existe tratamento de fortalecimento das unhas com laser de baixa intensidade, o LED azul. O laser pode ser uma alternativa para quem busca resultados mais rápidos. "Esse tratamento ajuda na regeneração das unhas e pode reduzir o tempo de recuperação para duas a três semanas", conclui.
Essas são as principais dicas para você manter as unhas das mãos e dos pés hidratadas, fortes e bonitas durante o inverno.
O que achou das sugestões? Conta para a gente nos comentários.