O outono se afasta para dar espaço ao inverno e, mesmo que o frio se apresente com mais intensidade, os cuidados com o cabelo na estação mais fria são tão importantes quanto nas outras épocas do ano.
Com as baixas temperaturas, é super comum sentir vontade de tomar banho mais quente, aquecer bastante o banheiro e até mesmo lavar os cabelos com menos frequência. Também é comum sentir menos vontade de beber água. Mas sabia que tudo isso pode deixar os cabelos mais secos e quebradiços? E até mesmo com frizz, por causa do aumento da umidade?
A dermatologista Giselle Martins, realiza atendimento exclusivo para doenças capilares e cuidados capilares e recomenda lavar o cabelo em dias alternados, ou seja, pelo menos 3 vezes na semana, mesmo no inverno. O que pode variar para cada tipo de cabelo: para quem tem cabelo oleoso, o indicado é lavar todos os dias.
Confira 5 dicas da dermatologista para manter os fios hidratados e saudáveis neste inverno:
A primeira dica é criar o hábito de aquecer o banheiro, com estufa ou aquecedor, antes de entrar para o banho. Assim, você não sentirá tanta necessidade de tomar um banho muito quente.
A Dra Giselle ressalta que a temperatura da água deve ser em uma temperatura agradável para a pele, mas não muito quente. “Não existe uma temperatura ideal para lavar o cabelo. A orientação é ter bom senso, uma temperatura nem tão quente, nem fria, que seja suportável para a pele”, explica.
A melhor forma de utilizar o secador, por exemplo, é em uma distância de 7 a 10 centímetros do couro cabeludo, ao secar o cabelo. E o protetor térmico deve ser aplicado antes de utilizar qualquer um desses produtos. “Quanto à chapinha e babyliss, a gente orienta a não utilizar com frequência, usar o mínimo necessário”, sugere.
A dermatologista enfatiza que o secador pode chegar a 120ºC. Já a chapinha e o babyliss, podem ultrapassar temperaturas de mais de 200ºC, o que pode danificar os fios, deixando-os mais opacos e quebradiços, e também criar frizz.
A indicação é que o cabelo seja hidratado uma vez por semana, ou a cada quinze dias. “Se o fio estiver mais opaco ou quebradiço, aumente o uso de produtos de fabricantes conhecidos e voltados àquele tipo de cabelo, por exemplo, se o cabelo é seco ou tingido, procurar um produto específico para esse tipo”, explica Giselle.
Primeiro aplique shampoo, enxágue, depois aplique a máscara hidratante, lave, e depois o condicionador. Mas a médica lembra que é preciso ler a orientação do rótulo do produto porque se a máscara também tiver efeito de finalizador, não é necessário aplicar o condicionador após a hidratação.
Como citamos no início, mesmo nas baixas temperaturas, é importante manter os cabelos limpos e lavá-los em dias alternados, ou seja, 3 vezes na semana. Segundo a dermatologista, a frequência pode variar de acordo com cada tipo de cabelo. Para quem tem os fios muito oleosos a frequência de lavagem pode ser diário.