Com as temperaturas baixas do inverno, a pele costuma ficar mais ressecada, e os extremos do corpo geralmente sofrem mais. Por isso, a hidratação de mãos e pés é um dos mais importantes cuidados com a pele no inverno.
Neste post, vamos apresentar algumas dicas para manter o toque sedoso das mãos e o pisar macio dos pés na estação mais fria do ano.
Antes de ir às dicas, uma observação importante. A higienização constante das mãos com álcool em gel e água e sabão contribuem bastante para o seu ressecamento.
Mas essas são medidas de prevenção a doenças fundamentais, então não deixe de tomá-las. É possível evitar o ressecamento mesmo com elas.
Agora, vamos às dicas!
Beber bastante água é bom para melhorar o funcionamento de todos os nossos sistemas. No caso da pele, é uma medida básica para manter um bom nível de hidratação — é como se você estivesse hidratando de dentro para fora.
No inverno, sem calor e transpiração, dá menos sede, mas a necessidade de beber água não muda, então tenha disciplina para se hidratar mesmo quando não está com muita sede.
A quantidade ideal a ser consumida por dia varia de acordo com o peso e organismo de cada pessoa, mas você pode ter o mínimo de oito copos ou a meta de dois litros como referência.
Banhar-se com água em altas temperaturas é um hábito que favorece o ressecamento da pele, porque a água quente remove a sua camada natural de oleosidade.
Além de deixar a pele de mãos, pés e outras partes do corpo ressecada, o banho com água quente pode resultar em alergias e problemas inflamatórios.
É claro que uma das principais medidas para evitar que a pele fique ressecada no inverno é usar cremes hidratantes.
A dica aqui é atentar para o fato de que a pele das mãos e pés tem características distintas do resto do corpo e, por isso, demanda o uso de produtos específicos.
Nos pés, aplique o hidratante pelo menos uma vez ao dia — depois do banho é um bom momento. Nas mãos, o ideal é ter sempre um tubinho de creme hidratante para as mãos e usar várias vezes ao dia.
Existem produtos que, por conta de sua composição, funcionam melhor em determinados tipos de pele.
Se a sua pele já é naturalmente mais ressecada, hidratantes com ureia, ácido lático e manteigas corporais mais densas são ideais. Já quem tem a pele mais oleosa deve apostar em cremes de rápida absorção.
A esfoliação é um processo que ajuda a manter a pele jovem, removendo as células mortas e ativando a circulação.
Isso não precisa ser feito diariamente, mas é interessante esfoliar mãos e pés uma ou duas vezes por semana — há produtos próprios para isso.
O frio, especialmente aliado ao vento, é o principal causador do ressecamento na pele no inverno. Mas o sol também ajuda. Quando estiver na rua, um par de luvas protege de ambos.
Se não estiver frio a ponto de usar luvas, aplique um hidratante com FPS para proteger da radiação ultravioleta.
Quanto aos pés, no inverno já costumamos usar calçados fechados, então o problema é outro: a umidade, que pode levar a infecções fúngicas. A dica é evitar usar sempre o mesmo sapato e apostar em sprays e talcos próprios para calçados.
A Panvel tem uma categoria completa com produtos especiais para mãos e pés. Tem esmaltes, cremes, antissépticos, esfoliantes e muito mais. Navegue e confira!
[…] colágenos de tipo I e III são responsáveis pela hidratação, a elasticidade e a resistência da pele. O tipo I, aliás, é formado por fibras extremamente […]
[…] disso, todos os tipos de pele estão sujeitas a ficarem mais ressecadas no inverno, mesmo as mais […]