Se você se interessa por maquiagem certamente já ouviu falar de BB Cream (Blemish Balm Creams), o “bálsamo da beleza”. Apesar de estar ligado diretamente ao mundo dos produtos de beleza e cosméticos, o BB Cream tem benefícios muito além dos oferecidos para uma boa maquiagem.
Sendo multifuncional, o creme, além de uniformizar a pele, serve também como filtro solar, hidratante facial, base e primer.
Para saber todos os benefícios, o que é e como usar o BB Cream, leia este post até o final e não perca nenhuma informação!
Quando tratamos da origem do BB Cream encontramos duas respostas, há quem diga que surgiu na Alemanha dos anos 1960 e quem diga que a Coreia do Sul é a responsável por sua criação.
De qualquer forma, o bálsamo tem o intuito de tratar da pele do rosto ao mesmo tempo que uniformiza a cor, protege dos raios solares e revitaliza a pele.
A aplicação deste produto pode ser feita diretamente na pele, sem nenhum procedimento anterior, já que seus ingredientes não agridem a pele.
Originalmente, o BB Cream foi criado para auxiliar na cicatrização e regeneração da pele em tratamento pós cirúrgico. Contudo, com o passar dos anos, foram acrescentados ingredientes dermatológicos e cosméticos em sua fórmula, o que fez com que o produto passasse a ser usado como base para maquiagem.
É indicado usá-lo no dia a dia, proporcionando assim um cuidado ao longo prazo. O produto é indicado principalmente para pessoas com rotina corrida, quando não sobra muito tempo para os cuidados com a pele.
Dentre os diversos benefícios oferecidos, estão a uniformização da cor, como citado anteriormente, o controle do brilho e oleosidade da pele, hidratação da pele, suavidade de manchas, sensação de pele aveludada e proteção contra os raios UV.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, proteger a pele dos raios ultravioletas é a melhor forma de evitar o câncer de pele (melanoma) e manchas pelo corpo.
Por se tratar de um produto que não agride a pele, é recomendado iniciar o processo da maquiagem por ele. Desse modo, é criado uma fina camada protetora que acaba preenchendo as imperfeições da pele.
A aplicação do BB Cream deve ser feita a partir do centro da face, como a maçã do rosto, abaixo dos olhos e nariz, por serem as áreas que apresentam maior número de imperfeições.
O produto é leve e sua pigmentação não é densa, o que facilita na aplicação, que pode ser feita com um pincel próprio para esse procedimento ou com os próprios dedos.
Já ficou claro com este artigo que o BB Cream reúne diversos benefícios e alguns resultados de outros produtos apenas nele. Por isso, é comum existir dúvidas quanto a diferença de um produto para outro.
Por conta dessa semelhança, também ocorre o questionamento de quando é necessário usar cada produto. Pensando nisso, nos tópicos abaixo iremos mostrar a funcionalidade da base, do primer e reforçar a do BB Cream. Confira!
Existem duas grandes diferenças entre a base e o bálsamo, sendo elas:
É recomendado fazer a aplicação da base apenas com a pele já preparada, ou seja, é necessário passar o protetor solar, o primer e um hidratante.
A função do primer é criar uma camada por cima da pele para deixá-la no mesmo nível, como por exemplo, uma pele com poros muito abertos, ao aplicar a base, ela não ficaria uniforme.
A grande maioria dos primers não têm pigmentação alguma, desaparecendo completamente conforme sua aplicação.
Como já falado anteriormente, o BB Cream serve para preparar a pele para aplicação dos outros produtos da maquiagem. Além dessa preparação, o produto também hidrata e revitaliza a pele, proporcionando uma aparência aveludada e saudável.
Algumas pessoas acabam substituindo a base e o primer pelo BB Cream, no entanto, se o resultado esperado é um visual mais trabalhado, mais sofisticado, o ideal é fazer uso dos outros produtos, visto que o bálsamo garante um visual mais natural e leve.
A Panvel oferece uma linha de BB Cream, composta por três produtos, sendo eles: