Um dos tratamentos clássicos que segue dando resultados é o óleo de coco para o tratamento dos cabelos. Esse ingrediente natural oferece inúmeros benefícios, incluindo a hidratação e o condicionamento dos fios, além de funcionar como máscara hidratante.
Seja puro ou como ingrediente de shampoos, condicionadores e outros produtos para o cabelo, é ideal para o tratamento de cabelos secos, frágeis, maltratados ou opacos. Isso ocorre porque o óleo de coco é rico em ácidos graxos e possui alta capacidade hidratante, além de atuar como uma camada protetora para as fibras capilares.
Além da tradicional hidratação, o óleo de coco proporciona outros benefícios para os fios de cabelos:
Devido a suas propriedades diversas, algumas pessoas também relatam melhoras em problemas do couro cabeludo, como caspa, eczema ou o couro cabeludo seco. Isso se explica devido às propriedades anti-inflamatórias do óleo de coco, além de seu potencial para reequilibrar o microbioma da pele e eliminar bactérias associadas a doenças.
Apesar de o óleo de coco ser um excelente tratamento para os fios, é preciso prestar atenção a alguns detalhes sobre seu uso. Por ser tão oleoso, o óleo de coco costuma ser mais recomendado a pessoas com maior quantidade de cabelo ou com fios mais ressecados. A aplicação pode ocorrer tanto com os fios secos quanto ligeiramente úmidos. Quem tem o cabelo fino deve tomar cuidado para que o produto não deixe os fios com aspecto oleoso.
Além disso, há muitos produtos que têm o óleo de coco como ingrediente e hidratam sem provocar excesso de oleosidade. Para um resultado perfeito, também é recomendado fazer a dosagem correta e a distribuição adequada ao longo dos fios, para evitar a concentração de produto e o excesso de oleosidade.
Se a sua escolha for por usar o óleo de coco em estado natural, procure aplicar o produto apenas do meio às pontas dos cabelos. Caso os fios tenham tendência à oleosidade, é recomendado lavar os cabelos após a aplicação do produto. Antes de aplicar o cabelo no couro cabeludo, é preciso fazer uma prova de alergia para comprovar que a região não ficará irritada ao entrar em contato com o ingrediente.
Quem pretende utilizar o óleo de coco como máscara hidratante deve aplicar antes da lavagem do cabelo, distribuindo uma pequena quantidade e deixando-a agir sobre os fios por pelo menos uma hora antes de retirar o produto. Para potencializar a ação do produto, é possível colocar uma touca plástica e envolver a região com uma toalha, já que o calor proporciona a abertura das cutículas do cabelo, permitindo que os nutrientes do óleo de coco penetrem na estrutura dos fios. Muitas pessoas também aplicam o produto à noite, antes de dormir, e o retiram pela manhã.
Apesar das inúmeras propriedades benéficas do óleo de coco, alguns tipos de fios podem não se beneficiar de seu uso. O poder do ingrediente está relacionado ao nível de porosidade do cabelo, ou seja, sua capacidade em absorver e manter a hidratação. Por isso, o óleo de coco é especialmente indicado para quem tem o cabelo com uma porosidade baixa, com as cutículas fechadas.
Apesar de ser considerado um elixir, o óleo de coco não é recomendado para quem tem problemas capilares mais profundos ou persistentes. Se for o seu caso, procure um profissional para um tratamento adequado à condição do seu cabelo ou couro cabeludo.