Suar é um processo que ajuda a equilibrar o organismo e normalizar a temperatura do corpo. Os adultos já estão acostumados à transpiração, mas quando percebem um excesso de suor ou mau cheiro nas crianças, costumam ter dúvidas sobre qual o momento ideal para que elas comecem a usar desodorante. Se você tem filhos, ainda vai passar por isso, se é que já não passou!
A pediatra Marjorie Uber Iurk explica que transpiração é um termo que se refere ao suor em qualquer parte do corpo, como cabeça, couro cabeludo, pescoço e axilas. É um processo que acontece desde o nascimento: até os bebês transpiram, em algumas partes mais, em outras, menos.
Na puberdade, porém, meninas e meninos experimentam mudanças hormonais como as das glândulas apócrinas, localizadas nas axilas. Elas começam a produzir suor, e as bactérias começam a decompo-lo, produzindo o mau cheiro.
“É comum que isso ocorra a partir dos oito anos nas meninas e dos nove anos nos meninos. Antes disso, não é normal e o pediatra deve ser consultado”, orienta a pediatra.
Como é de se imaginar, a atividade física intensa, as altas temperaturas do verão e as situações de estresse físico e psicológico podem desencadear episódios de suor excessivo e com mau cheiro.
“O importante é que todas as vezes que os pais notarem um cheirinho nas axilas antes dos oito ou nove anos, questionem o pediatra para verificar se está tudo bem, pois pode ser um indicativo de puberdade precoce. Se estiver tudo bem, o uso de desodorantes pode ter início”, explica Marjorie.
A pediatra também explica que não há uma idade a partir da qual seja necessário ou permitido usar desodorante infantil. O uso do produto deve começar tão logo a necessidade apareça. “Há inúmeros tipos de desodorante no mercado. O ideal é que se comece sem ingredientes nocivos, como o alumínio. É uma substância que pode ter efeitos nocivos no organismo. O ideal é evitar”, afirma a médica.
A principal função do desodorante é amenizar as bactérias do suor e todo o processo que leva ao aparecimento do odor desagradável. Assim, ainda que a criança continue suando, não terá o mau cheiro característico da secreção. “A recomendação é usar desodorante se necessário, de acordo com o crescimento da criança e dos sinais de puberdade”, afirma Marjorie, lembrando que há uma grande opção de desodorantes infantis disponíveis para a escolha dos pais.
Já os antitranspirantes sãodesodorantes que contêm sal de alumínio para, além do odor, diminuir também a transpiração. Como a função do alumínio é reduzir a transpiração, todos os desodorantes antitranspirantes têm este ingrediente na composição.
Desodorantes infantis
Os desodorantes infantis costumam ser a melhor opção para o uso em crianças. As fórmulas são desenvolvidas para a pele sensível desta faixa etária e geralmente são livres de ingredientes como alumínio e álcool. As fórmulas são dermatologicamente testadas para evitar irritações.
Ficou na dúvida sobre qual desodorante infantil escolher? Procure consultar o pediatra para fazer a escolha mais adequada.
Além disso, a higiene é fundamental para evitar o mau cheiro do suor em crianças. Veja as dicas:
muito útil esse testos😀
eu amei ler isso e muito útil_
Olá, Elimar! Ficamos felizes em saber que gostou de nosso conteúdo aqui no Blog Panvel. Continue nos acompanhando para mais novidades e informações sobre saúde, e #FiqueBem 💙
Agradeço pelos esclarecimentos!
Olá, Iolanda! Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso conteúdo sobre transpiração infantil aqui no Blog Panvel. Continue acompanhando nosso blog para mais novidades sobre saúde, beleza e bem-estar!
Conte com a Panvel que #FicaTudoBem 💙
Obrigada! Bem claro e esclarecedor.Me tranquilizou.Vou pedir indicação de desodorante ao pediatra.
Olá, Ana Kayser. Ficamos muito contentes que tenha gostado e aproveitado nosso conteúdo. Fique de olho pois ainda terão bastantes conteúdos informativos e de qualidade para sair. Tenha um ótimo dia e um ótimo final de ano. 💙