Blog Bem Panvel

Conheça os cuidados com a saúde das crianças no inverno

Por 
 | 
20/06/2024
4 min. de leitura

Manter a saúde das crianças no inverno é um desafio para as famílias, especialmente na região Sul, onde o frio é mais rigoroso. Com os termômetros em baixa, os pequenos passam mais tempo em ambientes fechados, nos quais há mais transmissão de vírus como os da gripe e resfriados.

“No inverno, temos maior circulação de vírus que, nas crianças, são mais impactantes à saúde, por características tanto dos vírus quanto da transmissão nas escolas e das aglomerações às quais as crianças estão sujeitas. Também é a época da exacerbação de doenças respiratórias crônicas, como rinite e asma”, explica a pediatra Antonia Pardo Chagas. A preparação para enfrentar os riscos à saúde infantil nos meses de frio é importante para evitar complicações. Fortalecer o sistema imunológico é importante para todas as idades, sobretudo quando falamos da infância. Conheça algumas medidas para a época:

Mantenha a vacinação em dia

É importante manter a carteira de vacinação das crianças completa, pois as doses são um dos momentos mais importantes para a saúde dos pequenos, protegendo-os de dezenas de infecções. A imunização anual contra a gripe (vírus Influenza) protege contra o vírus concreto da gripe pode ser realizada anualmente, a partir dos seis meses de vida.

Agasalhe a criança adequadamente

Sob baixas temperaturas, é preferível colocar várias camadas de roupas nos pequenos do que com um único casaco, ainda que com textura mais grossa e quente. Assim, se a criança sentir calor, poderá tirar uma peça. Se estiver com apenas um casaco grosso por cima da camiseta, ainda que de manga comprida, sentirá frio quando o retirar. É importante lembrar que as crianças se aquecem mais facilmente do que os adultos, já que brincam e se movimentam mais.

Autorize as brincadeiras ao ar livre

As crianças devem brincar e correr na natureza, pois isso melhora a imunidade e a saúde como um todo. “No frio ou no calor, precisamos levá-las para brincar na rua. Isso é melhor do que lugares com aglomerações, como shopping centers, onde há mais circulação de vírus. Brincar na rua, ao ar livre, reduz muito a transmissão de vírus e doenças e melhora a saúde das crianças como um todo”, afirma a pediatra Antonia.

Realize a lavagem nasal

A lavagem nasal é simples e prática: consiste na utilização de uma solução salina ou de soro fisiológico. O resultado é a umidificação da mucosa, reduzindo o espessamento do muco e da secreção e facilitando a remoção de vírus, bactérias e agentes causadores de alergias e infecções respiratórias. Ainda que os benefícios ocorram para todas as faixas etárias, ela é importante sobretudo nos dois primeiros anos de vida, quando a respiração é quase exclusivamente nasal, e na primeira infância, quando a ocorrência de gripe pode afetar crianças, especialmente as que frequentam creches e escolinhas.

Ventile a casa

Respirar ar puro é benéfico para a saúde em geral, especialmente das crianças. Os pais podem contribuir para a oxigenação do ambiente, evitando a aparição de pó e de ácaros e regulando os níveis de umidade. A ventilação deficiente pode impactar negativamente a saúde das crianças, facilitando a presença de germes e provocando dor de cabeça e dificuldade para dormir.

Ensine a criança a lavar as mãos

Aprender a higienizar as próprias mãos é um dos primeiros atos de autocuidado da infância. Ensinar a criança a incluir essa ação no dia a dia desde os primeiros anos de vida tem um impacto positivo na saúde da criança. Lavar as mãos previne a propagação de microorganismos e evita o contágio de doenças. A higienização deve ser feita com sabonete e água em abundância e eliminar a sujeira embaixo das unhas.

Ofereça alimentação saudável e variada

Comer de maneira equilibrada e variada, com uma dieta rica em frutas e verduras fortalece o sistema imunológico, contribui para a saúde na infância e garante um crescimento adequado, além de reduzir fatores de riscos como a obesidade e o sobrepeso. A recomendação geral é o consumo de alimentos da estação, como as frutas cítricas, ricas em vitaminas C, um nutriente importante no inverno.

Fique atento aos sinais de alarme

Sinais de disfunção respiratória, como a respiração mais acelerada que o normal e o esforço para respirar, assim como sonolência e cansaço excessivo são sinais de alarme aos quais os pais devem estar atentos para buscar atendimento hospitalar com urgência.

Com cuidado e atenção, fica tudo bem! A saúde das crianças merece atenção no inverno. Se você tem mais alguma dica, compartilhe com a gente nos comentários!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu