A dor de ouvido pode ser bastante incômoda. Algumas pessoas, inclusive, dizem que é uma das piores dores que já sentiram na vida! A dor pode vir acompanhada de outros sintomas, tais como a febre, o zumbido e até a perda da audição, o que deixa essa condição mais preocupante.
Se você quer saber o que é bom para aliviar a dor de ouvido, então é preciso conhecer a causa. Uma consulta ao médico é fundamental para identificar a origem, o diagnóstico e assim, fazer o tratamento mais adequado para cada caso.
Enquanto isso, que tal ler este artigo até o final e conhecer alguns bons remédios para aliviar a dor de ouvido?
Analgésicos e anti-inflamatórios são os remédios mais usados para aliviar o ouvido inflamado. A inflamação, independente da causa, é o que leva a dor de ouvido. Por isso, é necessário tomar um medicamento para interromper o processo inflamatório e assim, amenizar a dor.
O diclofenaco potássico é um anti-inflamatório indicado para tratar dores de ouvido, entre outros tipos de inflamação. Os médicos podem prescrevê-lo com outros medicamentos específicos para a origem da dor. Seu uso é permitido em adultos e adolescentes maiores de 14 anos.
A dipirona e o paracetamol são os analgésicos mais conhecidos para aliviar dores de ouvido. Eles agem somente na dor e também podem ser usados como complemento a outros remédios, dependendo da causa da doença. Adultos podem usar os comprimidos, mas as crianças devem tomar somente a solução em gotas.
E por falar em crianças, será que elas podem usar qualquer remédio para dor de ouvido?
A dor de ouvido em crianças pode ser tratada com analgésicos, antibióticos, antissépticos e outros remédios específicos, a depender da causa. A atenção aqui é redobrada, pois além de nem sempre conseguirem identificar ou expressar o motivo do incômodo, nem todos os remédios podem ser usados por elas.
A ida ao médico pediatra ou ao otorrinolaringologista é essencial, pois somente eles conseguirão identificar o melhor tratamento e quais as doses certas, de acordo com a idade e o peso.
Os analgésicos sempre farão parte do tratamento para dor de ouvido em crianças, pois eles aliviam a dor, enquanto outros medicamentos combatem a causa da doença. Os mais indicados para os pequenos são:
Há também algumas opções de remédios para pingar diretamente no ouvido, como o Oto-Xilodase. Além de aliviar a dor, ele também auxilia no combate ao processo infeccioso, sendo muito recomendado para otite em crianças.
Alguns casos de dor de ouvido podem exigir o uso de antibióticos para acabar de vez com a doença. Em crianças, antibióticos que agem em diferentes bactérias, como a Amoxicilina ou a Ceftriaxona podem ser utilizados como droga de primeira escolha.
Há também antibióticos exclusivos para infecções no ouvido, como o Otociriax. Ele é uma boa opção de tratamento para crianças maiores de 1 ano, que não aceitam bem ingerir medicamentos. Seu uso é tópico otológico, o que significa, que suas gotas devem ser inseridas diretamente no ouvido afetado.
Antibióticos precisam de receita médica. E para saber qual medicamento usar para cada caso em específico, o médico terá que avaliar as condições de saúde da criança e identificar as possíveis causas. Por isso, marque uma consulta tão logo apareçam os primeiros sintomas da dor de ouvido para fazer o tratamento adequado.
Além de medicamentos adquiridos em farmácia, podemos usar algumas medidas caseiras para auxiliar no tratamento e prevenir novas dores de ouvido em crianças.
A compressa de água morna talvez seja a medida mais conhecida para amenizar a dor de ouvido. O calor aumenta a circulação sanguínea local e descongestiona o ouvido, reduzindo a dor.
A inalação de flores secas de camomila ou óleo essencial de camomila pode facilitar a remoção das secreções, reduzir a pressão do ouvido e amenizar a dor. Basta ferver 1 litro de água e após a fervura, colocar um punhado de camomila ou 3 gotas de óleo essencial. O aroma que sai do recipiente deve ser inalado por até 10 minutos. Esse método deve ser supervisionado por um adulto para que a criança não se queime ou ingira o preparo.
Fazer repouso, manter a cabeça elevada por um travesseiro e limpar a parte externa dos ouvidos com um pano úmido de soro fisiológico também são medidas caseiras eficazes. Além de auxiliar na redução da dor, podem prevenir novos casos de dores de ouvido.
A causa real de uma dor de ouvido deve ser identificada por meio dos sintomas, hábitos e exames, que podem revelar até mesmo agentes que não são bactérias. Muitas vezes, quando a causa não é rapidamente diagnosticada, a dor de ouvido pode gerar problemas mais sérios, como a perda da audição ou a perfuração do tímpano.
Pessoas que fazem uso constante de cotonete, por exemplo, podem empurrar a cera para dentro do canal auditivo, causando uma inflamação e consequentemente, uma dor de ouvido. Soluções otológicas, como o Cerumin, podem ajudar nesses casos, pois além de limpar e desinfetar, diluem as secreções do ouvido.
Outra causa bastante comum de dor de ouvido, que chegam aos hospitais, é a presença de corpos estranhos. Neste caso, o melhor remédio mesmo é a remoção manual do objeto.
Como vimos até aqui, cada caso (ou cada causa) exige uma forma adequada de tratar. A automedicação pode disfarçar outros sintomas importantes e piorar o quadro, sendo mais difícil e demorado de resolver a dor de ouvido.
Por isso, busque uma avaliação médica e depois, comece o seu tratamento com as melhores marcas de medicamentos para ouvidos na Panvel. Aqui você encontra tudo o que precisa para cuidar da saúde da sua família, pagando menos e recebendo mais! Entre e confira!