Efexor é um medicamento antidepressivo utilizado para tratar diversos transtornos mentais, como depressão, ansiedade e pânico.
Quer saber as informações mais importantes da bula de Efexor? Então fique aqui e leia até o final deste post.
Efexor serve para tratar restaurar o equilíbrio de algumas substâncias químicas, melhorando os sintomas de alguns transtornos emocionais. Suas principais indicações são:
Além dessas indicações, que constam na bula, o medicamento é prescrito atualmente para casos de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), fibromialgia e para amenizar sintomas mais graves da síndrome pré-menstrual (TPM).
Efexor XR 75 mg com 30 cápsulas é encontrado nas farmácias de todo o Brasil e o nome que aparece na sua embalagem é Efexor XR.
Efexor XR 150 mg com 30 cápsulas deve ser ingerido com alimentos, sempre no mesmo horário todos os dias. As cápsulas são de liberação prolongada, o que significa que após a ingestão o princípio ativo é liberado no organismo de pouco em pouco, por 24 horas. Por isso a importância de tomar o medicamento sempre no mesmo horário.
A dose inicial de Efexor é de 75 mg. O médico pode aumentar a dose gradativamente conforme a resposta da pessoa, podendo chegar até 225 mg por dia.
Para pessoas com transtorno de pânico, o tratamento começa com uma dose diária de 37,5 mg por 7 dias. Dependendo da resposta, pode haver um aumento de dose até 225 mg por dia e de tempo de tratamento.
Caso a pessoa não consiga ingerir a cápsula inteira, pode abri-la e despejar o conteúdo em uma colher de purê de maçã. Esse preparo deve ser engolido imediatamente, sem mastigar, com o auxílio de um copo de água, para evitar que qualquer resquício permaneça na boca.
Os efeitos colaterais mais comuns de Efexor são:
A gravidade dos efeitos colaterais pode variar conforme o indivíduo e a dose prescrita. Alguns efeitos não são tão comuns, mas podem ser mais graves. Por isso, caso alguns dos efeitos a seguir, surgirem durante o tratamento, deve-se buscar atendimento médico imediatamente:
O uso de Efexor XR 37,5 mg com 30 cápsulas deve ser contínuo, ou seja, você deve tomar todos os dias, no mesmo horário. Somente o médico pode determinar quando e como interromper o tratamento. Lembre-se de tomar sempre com as refeições para melhorar a absorção do medicamento e minimizar os efeitos gastrointestinais.
Caso engravide ou esteja pensando em engravidar informe ao médico, para que ele possa avaliar se você deve ou não continuar o tratamento. Caso esteja amamentando interrompa o uso, pois este medicamento é excretado no leite.
Durante o tratamento você pode sentir tontura ou sonolência. Por isso, não dirija ou opere máquinas pesadas caso tenha estes efeitos colaterais.
Efexor pode interagir com outros medicamentos, bloqueando ou potencializando sua ação e causando efeitos colaterais graves. Vamos conhecer quais são as principais interações medicamentosas?
Efexor pode interagir com diversos medicamentos. Por isso é importante informar ao médico sobre todos os medicamentos que usa, assim como os suplementos e medicamentos à base de plantas (fitoterápicos). As interações mais importantes são:
Efexor é totalmente contraindicado para menores de 18 anos e mulheres que estejam amamentando. Mulheres grávidas devem informar ao médico imediatamente assim que descobrirem sobre a gestação.
Este medicamento é contraindicado para pessoas que tenham alergia a qualquer componente da fórmula. Composto por cloridrato venlafaxina, como seu princípio ativo, e pelos seguintes excipientes: celulose microcristalina, hipromelose, etilcelulose, corante, óxido férrico, dióxido de titânio e gelatina.
Sim, possui versões genéricas fabricadas por diversas marcas farmacêuticas no Brasil. Basta pedir ao farmacêutico pelo nome do princípio ativo de Efexor, que é cloridrato de venlafaxina, e verificar se a embalagem traz a tarja amarela de genérico. Mas atenção! Este medicamento só pode ser vendido com retenção de receita médica.
O Efexor começa normalmente a apresentar seus primeiros efeitos em 1 a 2 semanas após o início do tratamento. Porém, pode levar de 4 a 6 semanas ou até mais para que os efeitos sejam completamente percebidos. O tempo para começar a sentir os benefícios pode variar de pessoa para pessoa.
Não é recomendado ingerir bebidas alcoólicas enquanto estiver tomando Efexor. O álcool pode deixar você muito sonolento, interferir nos resultados do tratamento, aumentar o risco de problemas cardíacos, agravar sintomas depressivos ou ansiosos. Pode ser perigoso!
Agora que você já sabe tudo sobre Efexor, para que serve e todos os seus efeitos, que tal conhecer toda a linha de antidepressivos da Panvel? Acesse agora e confira a maior diversidade de medicamentos do Brasil com as melhores promoções!