Blog Panvel
>
>
Conheça a relação entre o diabetes e o colesterol

Conheça a relação entre o diabetes e o colesterol

09/08/2024
4 min. de leitura

As Olimpíadas de Paris 2024 inspiraram muitas pessoas a iniciarem a prática de modalidades olímpicas. Mesmo que já não haja tempo de conquistar medalha, colocar a atividade física na rotina garante pódio em qualquer etapa da vida.

Uma das principais conquistas da prática regular de exercícios físicos é a prevenção do diabetes, ou seu controle, no caso de pessoas que já desenvolveram a doença. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), mais de 13 milhões de pessoas viveM com a doença no Brasil, o que representa 6,9% da população nacional.

Além da prática regular de atividades físicas, alimentar-se de maneira saudável e evitar o consumo de álcool, tabaco e outras drogas também ajudam a prevenir o diabetes e outras doenças crônicas.

Diabetes, triglicerídeos e colesterol

Você já ouviu falar na relação entre diabetes, triglicerídeos e colesterol? O colesterol e os triglicerídeos são os dois principais tipos de gordura que circulam no nosso sangue:

  • Triglicerídeos: tipo de gordura que servem como reserva de energia do organismo. Pode ser armazenado no tecido adiposo, dentro das células de gordura, para ser gasto durante alguma necessidade energética. ⠀
  • Colesterol: é fundamental para o funcionamento das células do cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestino e coração. Também é importante para a formação de hormônios, de vitamina D e até ácidos biliares, que ajudam na digestão das gorduras da alimentação.

De acordo com a SBD, as doenças cardíacas ou cerebrovasculares devido à formação de placas de gordura nas artérias provocadas pelo colesterol são a maior causa de morte e complicações do diabetes.

são um dos indicativos de risco para o desenvolvimento do diabetes é estar com os níveis de triglicerídeos altos. Triglicerídeos em excesso mostram que a insulina não está agindo adequadamente e contribuem para risco de obstrução das artérias, que podem causar complicações graves ao organismo.

Quando os triglicerídeos aumentam no organismo, o trabalho do colesterol bom é dificultado e o colesterol ruim se desintegrar, formando moléculas menores, com maior potencial de obstruir as artérias. Ele também dificulta o trabalho do colesterol bom.

O ideal é que os valores dos triglicerídeos estejam abaixo de 150 mg/dl para serem considerados normais ou saudáveis. Quando esses valores estão acima de 150 mg/dl, são considerados altos.

Se você está com os triglicerídeos acima desta margem, o exercício físico, especialmente o aeróbico, é altamente eficaz para reduzir o índice. Para mantê-los no nível adequado, o ideal é realizar pelo menos 30 minutos de exercícios, cinco dias por semana. Vale caminhada, corrida, natação, ciclismo… O importante é encontrar um esporte que seja possível de ser mantido na sua rotina. Que tal começar o quanto antes? Manter uma dieta rica em vegetais, legumes, fibras e proteínas magras também é importante para combater os triglicerídeos altos.

Os perigos do diabetes

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o diabetes é responsável por 5% das mortes ocorridas a cada ano em todo o mundo. Mesmo com uma incidência tão alta, o seu controle é possível, permitindo que os pacientes afetados vivam uma vida normal tomando os cuidados necessários.

Tipos de diabetes

Conheça os três tipos de diabetes:

  • Tipo 1:  tem origem hereditária e surge devido à destruição das células beta pancreáticas pelo próprio organismo, provocando a deficiência de insulina. Os sintomas incluem sede, fome excessiva, emagrecimento, sudorese e fraqueza.
  • Tipo 2: afeta cerca de 90% dos portadores de diabetes. Surge quando a insulina produzida pelo corpo não consegue ser aproveitada ou não é suficiente para processar a glicose consumida. O aumento de peso, associado ao sedentarismo, está diretamente relacionado ao seu surgimento.
  • Diabetes gestacional: é o tipo de diabetes que ocorre somente durante o período da gestação, principalmente a partir da 24º semana. A hiperglicemia nessa fase  pode trazer consequências graves tanto para o feto como para  a mãe. Costuma cessar no pós-parto, porém ambos,  mães e crianças afetados pelo diabetes durante a gestação, têm fator de risco para desenvolverem a doença ao longo da vida.

Diagnóstico do diabetes

O diagnóstico do diabetes é realizado por meio de exames laboratoriais, como a dosagem da glicemia em jejum ou a teste de tolerância da glicose (curva glicêmica).
Após a confirmação do diagnóstico, uma série de medidas devem ser tomadas para garantir o melhor controle da doença, como acompanhamento por uma equipe multidisciplinar composta por endocrinologistas, clínicos, cardiologistas, nefrologistas, oftalmologistas, nutricionistas e educador físico.

Soluções do Panvel Clinic para diabetes

O Panvel Clinic oferece soluções para diagnosticar e acompanhar o tratamento de diabetes. Conheça: 

  • Exame de hemoglobina glicada: auxilia no rastreio e no acompanhamento do diabetes, verificando a média de glicose no sangue nos últimos três meses. É indicado para o cuidado e acompanhamento contínuo de pacientes diabéticos sob tratamento ou no rastreamento da diabetes em pacientes assintomáticos.
  • Exame de Glicemia: forma rápida e prática para verificar os níveis de glicemia no sangue e manter o controle do diabetes. Um teste laboratorial seguro realizado em nossas salas Clinic, para proporcionar maior conforto e comodidade.

Aproveite sua ida à Panvel para realizar exames rápidos e preventivos no Panvel Clinic. Clique aqui para consultar a loja clinic mais próxima de você. Quando você cuida da sua saúde, fica tudo bem!

Compartilhe
Uma empresa focada em saúde e bem-estar.
Equipe Panvel em parceria com as Agências de conteúdo Cartola e Web Estratégica;
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo Panvel Copyright © 2024. Panvel Farmácias é uma empresa do Grupo Panvel.