As Olimpíadas de Paris 2024 inspiraram muitas pessoas a iniciarem a prática de modalidades olímpicas. Mesmo que já não haja tempo de conquistar medalha, colocar a atividade física na rotina garante pódio em qualquer etapa da vida.
Uma das principais conquistas da prática regular de exercícios físicos é a prevenção do diabetes, ou seu controle, no caso de pessoas que já desenvolveram a doença. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), mais de 13 milhões de pessoas viveM com a doença no Brasil, o que representa 6,9% da população nacional.
Além da prática regular de atividades físicas, alimentar-se de maneira saudável e evitar o consumo de álcool, tabaco e outras drogas também ajudam a prevenir o diabetes e outras doenças crônicas.
Você já ouviu falar na relação entre diabetes, triglicerídeos e colesterol? O colesterol e os triglicerídeos são os dois principais tipos de gordura que circulam no nosso sangue:
De acordo com a SBD, as doenças cardíacas ou cerebrovasculares devido à formação de placas de gordura nas artérias provocadas pelo colesterol são a maior causa de morte e complicações do diabetes.
são um dos indicativos de risco para o desenvolvimento do diabetes é estar com os níveis de triglicerídeos altos. Triglicerídeos em excesso mostram que a insulina não está agindo adequadamente e contribuem para risco de obstrução das artérias, que podem causar complicações graves ao organismo.
Quando os triglicerídeos aumentam no organismo, o trabalho do colesterol bom é dificultado e o colesterol ruim se desintegrar, formando moléculas menores, com maior potencial de obstruir as artérias. Ele também dificulta o trabalho do colesterol bom.
O ideal é que os valores dos triglicerídeos estejam abaixo de 150 mg/dl para serem considerados normais ou saudáveis. Quando esses valores estão acima de 150 mg/dl, são considerados altos.
Se você está com os triglicerídeos acima desta margem, o exercício físico, especialmente o aeróbico, é altamente eficaz para reduzir o índice. Para mantê-los no nível adequado, o ideal é realizar pelo menos 30 minutos de exercícios, cinco dias por semana. Vale caminhada, corrida, natação, ciclismo… O importante é encontrar um esporte que seja possível de ser mantido na sua rotina. Que tal começar o quanto antes? Manter uma dieta rica em vegetais, legumes, fibras e proteínas magras também é importante para combater os triglicerídeos altos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o diabetes é responsável por 5% das mortes ocorridas a cada ano em todo o mundo. Mesmo com uma incidência tão alta, o seu controle é possível, permitindo que os pacientes afetados vivam uma vida normal tomando os cuidados necessários.
O diagnóstico do diabetes é realizado por meio de exames laboratoriais, como a dosagem da glicemia em jejum ou a teste de tolerância da glicose (curva glicêmica).
Após a confirmação do diagnóstico, uma série de medidas devem ser tomadas para garantir o melhor controle da doença, como acompanhamento por uma equipe multidisciplinar composta por endocrinologistas, clínicos, cardiologistas, nefrologistas, oftalmologistas, nutricionistas e educador físico.
O Panvel Clinic oferece soluções para diagnosticar e acompanhar o tratamento de diabetes. Conheça:
Aproveite sua ida à Panvel para realizar exames rápidos e preventivos no Panvel Clinic. Clique aqui para consultar a loja clinic mais próxima de você. Quando você cuida da sua saúde, fica tudo bem!