Blog Panvel
>
>
Tosse: causas, tipos e tratamentos

Tosse: causas, tipos e tratamentos

02/08/2024
5 min. de leitura

A tosse, um reflexo natural do nosso corpo, pode ser tanto um incômodo passageiro quanto um sinal de alerta para problemas de saúde mais sérios. Seja seca, irritante ou acompanhada de catarro, o sintoma pode ter diversas causas e manifestar-se de diferentes formas, impactando nosso bem-estar e qualidade de vida.

Fique conosco até o final para descobrir os diversos tipos de tosse, as causas mais comuns, dicas e cuidados e as opções de tratamento disponíveis para o sintoma.

Tipos de tosse

A tosse pode se manifestar de diversas formas, dependendo da causa e da quantidade e características do muco produzido. Confira os principais tipos!

Tosse seca

Não produz muco ou catarro e é geralmente causada por irritação na garganta ou nas vias aéreas. Pode ser desencadeada por fatores como alergias, infecções virais, poluição do ar ou refluxo gastroesofágico.

Tosse produtiva (tosse com catarro)

Também conhecida como tosse com catarro, o sintoma expulsa muco dos pulmões. O catarro pode ser claro, amarelado, esverdeado ou apresentar estrias de sangue, dependendo da causa. Infecções respiratórias, como bronquite e pneumonia, são fatores comuns de tosse produtiva.

Tosse aguda

Surge de maneira repentina e geralmente dura algumas semanas. É frequentemente causada por infecções virais, como resfriados e gripes, ou por alergias sazonais.

Tosse crônica

Persiste por mais de oito semanas e pode ser um sinal de condições crônicas, como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), bronquite crônica, refluxo gastroesofágico ou sinusite crônica.

Tosse com sangue (hemoptise)

É caracterizada pela presença de sangue no escarro. Pode ser um sintoma de condições graves, como câncer de pulmão, tuberculose ou embolia pulmonar, e requer avaliação médica imediata.

É importante observar as características da tosse, como a duração, a frequência, a presença ou ausência de muco e a cor do escarro, para identificar a causa subjacente e buscar o tratamento adequado.

Causas da tosse

As causas da tosse podem variar dependendo da sua duração!

A tosse aguda (menos de 8 semanas), geralmente estão associadas a:

  • infecções respiratórias por gripes, resfriados, bronquite aguda e pneumonia, que são as causas mais comuns;
  • gotejamento pós-nasal causado pelo excesso de muco que escorre pela parte de trás da garganta, irritando as vias aéreas e provocando tosse;
  • e alergias devido a pólen, poeira ou pelos de animais.

Já a tosse crônica (com duração de 8 semanas ou mais) está relacionada com:

  • o gotejamento pós-nasal, que é muito persiste em casos de alergias crônicas, sinusite ou rinite;
  • o refluxo gastroesofágico, já que o ácido do estômago que sobe para o esôfago pode irritar as vias aéreas, causando tosse;
  • a asma, em alguns casos — essa condição é conhecida como variante de asma com tosse;
  • a bronquite crônica e a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), que causam inflamação e estreitamento das vias aéreas;
  • a tosse pós-infecciosa, que pode persistir por semanas ou meses após uma infecção respiratória, mesmo depois de outros sintomas terem desaparecido;
  • e também com medicamentos, por exemplo para pressão arterial, como os inibidores da ECA, que também podem ocasionar tosse seca como efeito colateral.

As causas menos comuns da tosse são:

  • coágulos pulmonares (embolia pulmonar);
  • insuficiência cardíaca;
  • corpos estranhos inalados;
  • câncer de pulmão;
  • tuberculose;
  • infecções fúngicas nos pulmões;
  • e problemas de deglutição.

Tratamentos da tosse

O tratamento mais eficaz para a tosse é direcionado à causa subjacente. Se o sintoma for causado por uma infecção bacteriana, como a pneumonia, o uso de antibióticos será necessário. Já em casos de doenças pulmonares obstrutivas crônicas, o tratamento pode envolver o uso de inaladores com broncodilatadores e corticosteróides.

Além disso, é importante ressaltar que a tosse tem um papel importante na limpeza das vias aéreas, removendo muco e outras substâncias estranhas. Portanto, anulá-la completamente nem sempre é a melhor abordagem. 

No entanto, quando a tosse se torna intensa, atrapalha o sono ou é causada por condições específicas, existem diferentes tratamentos que podem ser utilizados para aliviá-la. Confira!

Antitussígenos 

Medicamentos antitussígenos, também conhecidos como supressores da tosse, atuam no cérebro, reduzindo a necessidade de tossir. São úteis em casos de tosse seca e irritante que interferem no sono ou causam desconforto significativo.

Opções de antitussígenos incluem:

  • Opióides, como a codeína, que é o opióide mais utilizado como antitussígeno, mas seu uso deve ser cauteloso devido ao risco de dependência e efeitos colaterais como sonolência, náusea e constipação;
  • Dextrometorfano, que é um medicamento similar à codeína, mas não causa dependência e é encontrado em diversas formulações de xaropes e pastilhas para tosse; e
  • Benzonatato, que age como um anestésico local, reduzindo a sensibilidade dos pulmões à irritação que causa a tosse.

Expectorantes 

Esse tipo de medicamento ajuda a tornar o muco mais fluido, facilitando sua expectoração e a limpeza das vias aéreas. São indicados para tosse produtiva, com catarro.

As opções de remédios expectorantes incluem Guaifenesina, o qual é o mais comum, encontrado em xaropes e comprimidos de venda livre. Sua eficácia, no entanto, ainda é questionada por alguns especialistas.

Além disso, outros medicamentos, em casos específicos, como a fibrose cística e a alfadornase (inalada) que pode ser utilizada para reduzir a viscosidade do muco. A inalação de solução salina ou acetilcisteína também pode ajudar a fluidificar o muco em algumas situações.

Auxiliares no alívio da tosse

Além dos antitussígenos e dos expectorantes, existem outros tratamentos convencionais para o alívio da tosse, como anti-histamínicos, que são úteis apenas em casos de tosse alérgica, quando a alergia envolve o nariz, a garganta e a traqueia.

Os descongestionantes, que podem ajudar a aliviar a tosse causada por gotejamento pós-nasal, ao reduzir a congestão.

A inalação de vapor, que pode ajudar a umidificar as vias aéreas e aliviar a tosse seca e irritante.

E por fim, pastilhas para tosse, que embora sejam muito populares, sua eficácia não é comprovada cientificamente.

Quando procurar um médico

A tosse, apesar de ser um sintoma comum, pode indicar problemas de saúde que requerem atenção médica. É fundamental saber quando buscar ajuda profissional para garantir um diagnóstico preciso e tratamento adequado.

Procure um médico imediatamente se você apresentar sintomas como dificuldade para respirar ou falta de ar, tosse com sangue (hemoptise), dor no peito, febre alta (acima de 38°C), confusão mental ou alteração do estado de consciência, inchaço nas pernas, tosse que piora rapidamente, ou suspeita de ter inalado um objeto estranho.

Porém, se o único sintoma for perda de peso inexplicável, a consulta médica pode ser agendada em até uma semana, pois não se trata de uma emergência.

Agora que já sabe tudo sobre tosse, confira em nosso site, todos os medicamentos para tosse, como xaropes, pastilhas e outros remédios. Aqui na Panvel, você encontra tudo o que precisa para cuidar da sua saúde e do seu bem-estar. Acesse e confira os melhores produtos para alívio da tosse ou de sintomas associados!

Compartilhe
Uma empresa focada em saúde e bem-estar.
Equipe Panvel em parceria com as Agências de conteúdo Cartola e Web Estratégica;
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Baixe o nosso aplicativo
Aponte a câmera do seu celular
Baixe o nosso aplicativo
Grupo Panvel Copyright © 2024. Panvel Farmácias é uma empresa do Grupo Panvel.