Blog Panvel
>
>
Entenda a importância de ter uma carteira de vacinação em dia

Entenda a importância de ter uma carteira de vacinação em dia

26/07/2024
3 min. de leitura

Os principais órgãos de saúde públicos e privados reiteram a importância de ter a carteira de vacinação em dia. A recomendação é ainda mais intensificada para o público infantil. Segundo o Ministério da Saúde a vacinação “é reconhecida como uma das mais eficazes estratégias para preservar a saúde da população e fortalecer uma sociedade saudável e resistente”.

A partir disso, no Brasil com o Sistema Único de Saúde, são oferecidos 48 imunobiológicos: 31 vacinas, 13 soros e 4 imunoglobulinas de forma gratuita, incluídas no calendário de vacinação, quanto por necessidade ou específico.

Dessa maneira, estar atento às vacinas necessárias ao longo da vida, podem ser essenciais para momentos imprevisíveis, como a catástrofe climática que o Rio Grande do Sul enfrentou nos meses de maio e junho.

Conforme o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) do Estado, no momento de crise, diversas pessoas estavam abrigadas em outras residências, neste caso, pelo menos as vacinas contra a gripe e covid-19 deveriam estar em dia. Todavia, diversas outras vacinas estão disponíveis em postos de saúde em toda a região gaúcha, principalmente para as crianças.

Confira quais as vacinas que as crianças precisam tomar, conforme a Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde:

  • Tuberculose (BCG): aplicada no braço direito, todas as crianças devem tomar. Ocorre após o nascimento, na maternidade, em apenas uma dose. Protege contra a tuberculose que é transmitida pelo ar.
  • Poliomielite ou Paralisia infantil (VOP): aplicada em três dose, via oral, com intervalo de 60 dias entre cada dose. Todos os pequenos menores de cinco anos, a partir de dois meses, estão como público alvo. Protege contra a paralisia que é uma doença contagiosa.
  • Difteria, Tétano, Coqueluche e Meningite por Haemophilus (tetravalente): todas as crianças aos dois, quatro e seis meses de idade e uma segunda dose aos dez anos. É aplicada por injeção intramuscular.
  • Sarampo, Rubéola e Caxumba (Tríplice viral - SRC): aplicado por injeção na parte superior do braço de todas as crianças aos doze meses de idade. O órgão ainda reforça a necessidade de vacinação durante campanhas contra o sarampo, que é uma doença altamente contagiosa.
  • Hepatite B: é aplicada na coxa em crianças com menos de dois anos ou no braço para maiores de dois anos.  Todas as crianças devem tomar a primeira dose ainda na maternidade, com repetição ao primeiro mês e aos seis meses. A Hepatite B provoca mal-estar, febre baixa, dores, náuseas e outros sintomas.
  • Febre amarela: é necessário aplicar uma dose no braço com reforço a cada dez anos. Somente pequenos a partir de seis meses de idade em regiões endêmicas, aqui no Sul não é uma área de alto risco.

Com base nestas informações, a Panvel Clinic também se preocupa com a saúde de todos os clientes. Portanto, clientes podem utilizar a Carteira de Saúde Digital, um recurso que reforça a importância de manter as vacinas em dias. Através da ferramenta é possível identificar vacinas que são aplicadas pela rede para todas as faixas etárias e com descontos exclusivos.

Acesse a carteirinha virtual, clicando aqui em nosso aplicativo Panvel.

Compartilhe
Uma empresa focada em saúde e bem-estar.
Equipe Panvel em parceria com as Agências de conteúdo Cartola e Web Estratégica;
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo Panvel Copyright © 2024. Panvel Farmácias é uma empresa do Grupo Panvel.