A alimentação pré-treino é super importante para o desempenho e os resultados em relação a qualquer programa de exercícios que você fizer. O que você come antes de se exercitar pode fazer diferença nos seus níveis de energia, resistência e na capacidade de recuperação, depois. Por isso, escolher os alimentos e refeições certas melhora sua performance, e ainda ajuda a evitar a fadiga e a tirar o máximo proveito do seu treino.
Segundo o preparador físico e especialista em Nutrição e Fisiologia, Alencar Euzébio, comer de forma adequada antes de treinar é fundamenta para garantir que o corpo tenha os nutrientes necessários para performar bem e se recuperar.
Melhores alimentos para o pré-treino
O especialista em Nutrição e Fisiologia, recomenda que, antes do treino, sejam consumidos alimentos leves e de alto índice glicêmico como: banana, aveia, mel, pão francês, panquecas e carboidratos simples. “O tão temido pãozinho também é seu aliado, se for usado corretamente”, explica.
A banana é rica em carboidratos e potássio e o pão francês é um carboidrato simples. A aveia é fonte de carboidratos complexos que fornecem energia mais duradoura e o mel contém açúcares naturais.
Alencar Euzébio explica porquê é importante se alimentar antes dos treinos. “A alimentação pré-treino auxilia na performance, ajudando, assim, a progressão de cargas e seguindo a periodização dos treinos”, enfatiza.
Além disso, caso a pessoa não se alimente de forma correta, pode perder massa muscular.
A recomendação é que os lanches pré-treinos sejam feitos de uma duas horas antes.
Alencar aconselha evitar alimentos ricos em gordura e fibras, e bebidas alcoólicas. “Devem ser evitados por causa da difícil digestão. Não fornecerá energia para esse treino em questão. Será metabolizado no organismo muitas horas depois do necessário para se treinar”, explica. Além disso, esses alimentos podem causar desconforto durante a prática de exercícios.
Alguns exemplos são: batatas fritas, frango frito, salgadinhos, leite integral, carnes, feijão, lentilha, grão-de-bico, brócolis, couve-flor, repolho, maçã com casca, peras, frutas secas como uva passa, pães integrais e cereais ricos em fibras.
As recomendações em relação à alimentação antes do treino se refere a quaisquer atividades físicas, sejam elas de musculação ou de cardio (aeróbicas).
Depois das dicas sobre os melhores alimentos e lanches que podem ser feito no pré-treino, Alencar traz um conselho: “seja realista com você mesmo(a)”, e acrescenta: “Se você não tem o hábito de tomar café da manhã, por exemplo, faça uma refeição com carboidratos no jantar, para não prejudicar a performance do treino no dia seguinte. O importante é manter o bom hábito nas alimentações durante o dia, não perdendo e não deixando de fazer as refeições recomendadas.”, conclui.
Lembre-se de adaptar o plano alimentar de acordo com suas necessidades individuais e, de preferência, com acompanhamento de um(a) nutricionista ou nutróloga(o). Além disso, mantenha a hidratação em dia.