O inverno tem alguns dias mais amenos e tem também aqueles bem rigorosos. E com a chegada do frio mais intenso, acabam aumentando os casos de gripes e resfriados. Além das duas doenças, a dengue têm muitos sintomas em comum com os resfriados e gripes o que pode torna mais difícil saber identificar as diferenças.
Vamos abordar as semelhanças e diferenças entre os sintomas, as formas de transmissão e quando você deve procurar consulta médica.
Dor de cabeça, febre, mal-estar, dor muscular e fraqueza são alguns dos sintomas que a dengue, a gripe e o resfriado têm em comum. Por isso, pode ser mais difícil identificar as diferenças entre elas nos primeiros dias.
Apesar de terem vários sintomas parecidos, as três doenças são causadas e transmitidas de formas distintas, o que exige tratamentos direcionados. Por isso, lembre-se: nunca se automedique, e sempre busque consulta com um(a) médico(a).
A dengue é uma doença viral transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado. Entre os sintomas mais comuns estão:
Geralmente, os sintomas começam cinco dias depois da picada do mosquito, (a fase chamada de incubação), e podem durar de dois a sete dias.
A gripe ou influenza é viral, causada pelo vírus influenza. Ela é transmitida por meio de gotículas respiratórias expelidas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala. Os sintomas da gripe são:
Já o resfriado pode ser causado por mais de 200 tipos conhecidos de vírus. O mais comum é o rinovírus, Ele apresenta sintomas mais brandos que os da gripe. Os principais são:
Assim que os sintomas surgirem, faça uma consulta médica para realizar o tratamento de acordo com avaliação e indicação de um profissional da saúde.
E você, já sabia as diferenças entre dengue, gripe e resfriado? Conta para a gente, aqui nos comentários.