À medida que o organismo envelhece, começa a experimentar mudanças. Ajustar o estilo de vida, aderindo a hábitos saudáveis, é fundamental para o envelhecimento saudável. A alimentação equilibrada e a atividade física regular são a base da boa saúde a qualquer idade, e vale também a partir dos 60 anos. Manter hábitos saudáveis de vida ajuda a prevenir problemas de saúde, como diabetes, doenças cardíacas e até o câncer. Conheça, a seguir, alguns cuidados importantes nesta fase da vida.
Manter uma alimentação balanceada mantém o corpo saudável e aporta os nutrientes necessários para uma vida longa e saudável. Veja algumas recomendações para a dieta na terceira idade:
Se você ainda não é ativo, começar a praticar um exercício com regularidade pode melhorar sua força, equilíbrio, flexibilidade e resistência, fatores que contribuem para o envelhecimento saudável. Além disso, a atividade física ajuda a manter o peso saudável e a evitar problemas de saúde crônicos que podem afetar pessoas idosas. Também atua para reduzir os sintomas de artrite, ansiedade e depressão, além de manter o diabetes sob controle, entre outros benefícios.
O que talvez você não saiba é que todos os tipos de atividade física contam, incluindo aquelas que fazem parte da rotina diária, como passear com o cachorro, passar o aspirador de pó na casa, assim como as atividades que não parecem pesadas ou desagradáveis, como dançar e brincar com os netos.
Manter-se ativo na terceira idade pode ser difícil para quem tem a mobilidade prejudicada, usa bengala ou tem problemas crônicos de saúde. Ainda assim, é possível encontrar atividades que melhoram a mobilidade, como levantar lentamente os braços e as pernas com regularidade.
Se você planeja aumentar a intensidade da atividade física pouco a pouco, procure consultar um médico ou profissional de educação física para receber orientações e indicações de modalidades.
Muitas vezes, pessoas idosas se sentem sozinhas, tristes, deprimidas ou estressadas devido às mudanças na vida, à perda de seres queridos, a problemas de saúde ou econômicos e o cuidado de outros membros da família. Tratar-se bem pode ajudar a melhorar o seu estilo de vida, energia e capacidade de enfrentar as exigências da rotina.
Veja algumas recomendações:
Mais do que uma prioridade, a segurança dentro de casa também é um cuidado de saúde para idosos. Tomar precauções para evitar acidentes domésticos reduz o risco de quedas e batidas cuja recuperação é mais difícil nesta fase da vida. Conheça algumas recomendações do Ministério da Saúde para uma casa segura para o idoso:
Com cuidado e atenção, fica tudo bem! Lembre-se que nunca é tarde para melhorar hábitos de vida, alimentar-se melhor, tornar-se mais ativo fisicamente e ter uma vida mais saudável.