O Rio Grande do Sul ainda enfrenta graves consequências das enchentes que afetaram 471 das 497 cidades gaúchas, ou seja, quase 95% do estado foi atingido pelas tempestades. Isso de acordo com balanço realizado pela Defesa Civil estadual.
Neste momento, é super importante redobrar a atenção à saúde. Tanto pessoas que precisaram deixar suas casas, ou serem resgatadas, quanto àquelas que ajudaram nos resgates, e tiveram contato com a água das enchentes ou com a lama, devem observar se surgir algum sintoma de leptospirose, e procurar consulta médica.
Além dos riscos de contrair leptospirose, a dengue é outra doença que atinge o estado e precisa ser tratada. E como alguns dos sintomas das duas doenças são parecidos, tanto na dengue quanto na leptospirose, preparamos um vídeo sobre as semelhanças e diferenças, e quais são os principais cuidados e formas de se prevenir.
Lembre-se: a recomendação do Ministério da Saúde é não fazer nenhum tipo de automedicação, ou seja, não tome nenhum remédio sem consultar um(a) médico(a).
Assim que surgirem os primeiros sintomas, busque atendimento médico.
Fontes:
https://estado.rs.gov.br/defesa-civil-atualiza-balanco-das-enchentes-no-rs-28-5-18h