Se no verão os mosquitos são os inimigos de quem está curtindo uma praia ou piscina, e até de quem está em algum evento ao ar livre, ou em casa, os repelentes podem ser nossos melhores amigos na hora de combater esses pequenos insetos que causam, além de coceira e incômodos,doenças.
Com as altas temperaturas, além dos cuidados com a proteção solar, é super importante se proteger e afastar ao máximo os mosquitos. Por isso, hoje vamos falar sobre os variados tipos de repelentes, as melhores formas de se proteger e quais os que mais se adequam ao seu perfil e necessidade.
Para decidir qual o melhor repelente para a sua pele, o ideal é conhecer a composição dos produtos. A depender da concentração de certas substâncias, o produto torna-se mais adequado para a sua pele. Confira os tipos de repelente e suas substâncias:
O DEET é um componente eficaz e muito utilizado em repelentes. A eficácia do repelente está diretamente relacionada à concentração desse ativo presente no produto. Os repelentes têm concentrações de DEET que variam de 5% a 15%, número máximo permitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Um repelente com 5% de DEET é capaz de proteger a pele por até 2 horas. Quanto mais concentração, maior duração.
Este tipo de repelente pode ser aplicado, no máximo, até três vezes ao dia.
A Icaridina é uma substância eficaz na proteção contra insetos e é encontrada em concentrações que variam de 20% a 25%, nos repelentes. Repelentes deste tipo protegem de 10 a 12 horas, o que exclui a necessidade de reaplicações ao longo do dia. Mas fique atenta(o): se você tem pele sensível ou histórico de alergias, é importante consultar um(a) médico(a) dermatologista antes de usar produtos que contêm Icaridina.
Os repelentes que contêm IR3535 são boas opções para pessoas com pele sensível. Isso porque possui uma concentração reduzida do componente, o que ajuda a evitar alergias ou irritações na pele. Por outro lado, o tempo médio de proteção deste tipo de repelente é de até 2 horas, ou seja, é preciso ficar atento(a) e reaplicar o produto várias vezes ao dia.
A aplicação e reaplicação do repelente requerem atenção e disciplina. Aplique primeiro o protetor solar e depois o repelente juntos. É preciso ter atenção ao tempo de eficácia do produto para reaplicar quando indicado.
Se o uso do repelente for para crianças, mulheres grávidas ou para pessoas com pele sensível, é importante redobrar a atenção à fórmula e indicação dos produtos:
Para as gestantes, o indicado é repelentes à base de icaridina. Já para os pequenos, aqueles produtos formulados especificamente para crianças, com concentrações adequadas de ingredientes ativos, são os ideais. Outra dica é evitar o uso de repelentes com DEET em crianças pequenas. E para quem tem pele sensível, os repelentes com IR3535 são as melhores opções.
Agora que você já sabe os principais componentes dos repelentes, as diferenças entre eles e a frequência de reaplicação, ja pode escolher o seu e continuar curtindo o verão sem se preocupar com os mosquitos!
Conta aqui nos comentários: qual o repelente que você usa?
Fontes: Organização Mundial da Saúde (OMS) e Sociedade Brasileira de Dermatologia - Seção RS (SBD-RS)