A era da hiperconectividade trouxe mudanças profundas na maneira em que vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Ainda que a internet ofereça uma série de benefícios e oportunidades, também impõe desafios para o bem-estar mental.
A relação entre o uso excessivo de dispositivos digitais e a saúde mental tem sido cada vez mais abordada. As constantes notificações e a pressão por estar sempre conectado são alguns dos fatores que podem agravar os níveis de estresse e ansiedade no dia a dia.
De acordo com o relatório "Digital in 2022: Brazil" ⁶ da Hootsuite e We Are Social”, o Brasil tem 165,3 milhões de usuários de internet, que passam, em média, mais de 10h por dia na rede. Deste tempo, 3 horas e 41 minutos são usadas navegando em redes sociais.
O uso excessivo das redes sociais é um dos fatores mais preocupantes quando falamos em saúde mental e internet, pois ele pode estar associado ao surgimento de ansiedade, depressão, dependência digital, baixa autoestima e transtorno do sono, entre outros sintomas nocivos à saúde mental³.
Por isso, nosso convite é para estabelecer uma relação saudável com o uso da internet e adotar algumas atitudes para manter o bem-estar mental ao navegar pelas redes sociais. Veja as dicas:
Uma boa noite de sono é um dos pilares da saúde mental. Tablet, celular, computador e TV não são aliados na hora de dormir – pelo contrário! Certifique-se de limitar a exposição à telas pelo menos 90 minutos antes de ir para a cama e faça do seu quarto uma “zona sem telefone” ¹. Para melhorar ainda mais a qualidade do seu sono, também vale a pena evitar luzes acesas no quarto, acordar na mesma hora todos os dias, evitar álcool e refeições pesadas antes de dormir e tentar evitar cochilos durante o dia¹.
Se, por um lado, a hiperconectividade pode aumentar o estresse e os sintomas de ansiedade, por outro lado, a prática regular de atividade física traz ganhos positivos em todos esses aspectos, além de ser grande aliada no tratamento da depressão e da ansiedade⁴.
Cientistas descobriram que a atividade física beneficia especialmente as partes do cérebro relacionadas ao humor, o que é vital para manter o bem-estar mental em um mundo hiperconectado². Que tal colocar pelo menos 30 minutos de um exercício como caminhada, corrida ou pedalada na sua rotina, três vezes por semana? Vale testar diversas atividades físicas até descobrir a que mais se adapta ao seu estilo de vida. Depois, é só manter a consistência e colher os benefícios desta prática.
Estar presente nas redes sociais não é, por si só, prejudicial à saúde mental. Ainda assim, situações comuns de serem presenciadas neste ambiente, como o uso excessivo, comparações com a vida de outras pessoas ou o envolvimento em situações negativas pode ter um impacto nocivo no bem-estar mental das pessoas³.
Que tal descobrir como o seu uso das redes sociais pode ser mais saudável? Estabelecer alguns limites, como desligar as notificações durante um período do dia, pode ajudar a se conectar mais com as pessoas à sua volta. O momento das refeições, da brincadeira com os filhos ou dos diálogos com familiares e amigos podem ser um convite a deixar o celular de lado e se dedicar a dar mais atenção às pessoas presentes.⁵
Depois que conseguir passar um período do dia sem acessar as notificações, o próximo passo pode ser permanecer alguns dias sem acessar as redes sociais. O que no começo pode parecer impossível, com o tempo, tende a se tornar mais natural. Reduzir o tempo de uso das redes sociais a 10 minutos diários, durante três semanas, ajuda a diminuir o sentimento de solidão e até sintomas de depressão⁵. Se falta um incentivo para adotar essa medida, a dica é comunicar nas suas redes que passará um tempo fora delas e, em seguida, deletar os aplicativos do celular⁵.
Se você já utiliza a internet e as redes sociais há alguns anos, é possível que tenha acumulado uma grande lista de amigos e personalidades para acompanhar online. Com o passar do tempo, muitos destes conteúdos se tornam irrelevantes ou repetitivos, com potencial a despertar sentimentos contraditórios. É o momento para deixar de seguir algumas pessoas. A maioria das redes sociais oferecem a opção de ocultar publicações de pessoas que estão na sua lista de amigos. Essas pessoas não saberão que as postagens delas já não aparecem no seu feed.⁵
A jornada rumo à saúde mental é longa e requer coragem e persistência, incluindo a revisão de uso da internet e de redes sociais. Quando estamos com a saúde mental fragilizada, até as tarefas mais simples podem parecer difíceis de realizar. Por isso, valorize os pequenos feitos: antes de você ser a sua melhor versão, você precisa ser a sua versão possível.
REFERÊNCIAS
é muito bom ter um espaço para nos ajudar a entender a nós mesmos.
Olá, Maria José! Ficamos felizes em saber que gostou de nosso conteúdo aqui no Blog Panvel. Continue nos acompanhando para mais novidades e informações sobre saúde, e #FiqueBem 💙