Na estação mais quente do ano, os cabelos e a pele ficam mais expostos aos danos provocados pelo sol, pelo mergulho na piscina e no mar. Por isso, não podem faltar, durante a diversão na praia, no campo ou na cidade, os cuidados redobrados com a saúde.
A nutricionista clínica e esportiva Ana Paula Pereira afirma: a alimentação é fundamental para manter a saúde dos fios e da pele. Para aproveitar os momentos de lazer, sem tanta preocupação, Ana Paula preparou dicas de nutrição para a estação mais quente.
Alimentação e hidratação como aliadas
Beber bastante água durante o dia é requisito básico para a hidratação. O indicado é beber, no mínimo, 2 litros de água a cada 24 horas ou multiplicar 35 ml pelo peso corporal, para descobrir quanto você deve ingerir de líquido na rotina.
A nutricionista Ana Paula destaca que “nosso corpo possui necessidades diferentes a depender de nossa rotina, exercícios, patologias, entre outras coisas. Essas mudanças podem ser percebidas também nas diferentes estações”, ressalta.
Ela sugere que, além da hidratação com água e chás gelados, as frutas e vegetais ricos em água também são ótimas opções. Exemplos disso são: melancia, melão, laranja, morango, abacaxi, tomate, pepino, espinafre e aipo. “Além de contribuírem para a hidratação, contêm substâncias que hidratam e protegem a pele dessa exposição solar”, explica.
Vitaminas e minerais fortalecem a saúde da pele e dos cabelos
Além das frutas e vegetais já indicados, é importante incluir nutrientes específicos na alimentação diária. A nutricionista indica o consumo de alimentos ricos em vitamina A, vitamina B, Zinco, magnésio, colágeno, coenzima Q10 e antioxidantes.
Algumas opções para incluir na dieta são:
Além disso, a nutricionista indica o Nutricosmético Cellfirm Panvel Vita, que estimula a produção natural de colágeno e tem como objetivo agir contra celulites. “O Colágeno, que age como uma ‘cola interna’, proporciona elasticidade, hidratação e resistência ao corpo”, destaca. Outra sugestão que também ajuda na síntese de colágeno e na absorção de ferro pelo organismo suplementar vitamina C, como a Vitamina C Panvel Vita.
Lembrando que é sempre importante consultar seu(sua) médica ou nutricionista antes, para confirmar se existe essa necessidade.
É melhor evitar…
Ainda de acordo com a nutricionista, têm aqueles alimentos que devemos evitar, ou comer em quantidades menores, por serem muito calóricos, conterem muito sal ou açúcar e, em alguns casos, serem pouco nutritivos, como é o caso dos alimentos em conserva, amendoim com sal, frituras, salgados folhados.
Ana Paula destaca que alguns alimentos são prejudiciais para a saúde da pele, se forem ingeridos em excesso, ou de forma rotineira como o açúcar, as bebidas alcoólicas, a cafeína, os industrializados e congelados, refrigerantes, frituras, amido, sorvetes, carboidratos refinados e pimenta.
Sempre use protetor solar
Mesmo que você já saiba, a gente gosta de lembrar: use sempre o protetor solar e se ainda não faz, inclua o uso na sua rotina. “A exposição aos raios solares sem proteção adequada pode causar danos significativos. Os raios UV podem penetrar nas camadas mais profundas da pele, danificando o colágeno e a elastina, que são essenciais para manter a firmeza e a elasticidade da pele”, Ana Paula explica.
É importante lembrar que a exposição excessiva ao Sol sem proteção pode acelerar o envelhecimento, causando rugas e até manchas na pele.
Proteja seus fios
Uma das indicações é utilizar protetor térmico para cabelo, antes de qualquer exposição ao sol, ou antes de secar o cabelo ou utilizar chapinha ou babyliss. O protetor serve como uma barreira de proteção aos fios no contato com altas temperaturas.
E aí, gostou das dicas?
Conta pra gente quais são os principais cuidados que você tem com a pele e os cabelos.