A vitamina B12 serve para melhorar o nosso sistema de defesa, a saúde do coração, a nossa memória e o nosso humor, além de nos dar mais disposição para o dia a dia e prevenir a depressão.
A vitamina B12 fortalece a saúde de diversas formas, sendo uma das vitaminas mais importantes para o nosso organismo. Como ela não é produzida pelo nosso corpo, quando temos falta de vitamina B12 devemos tomar suplementos ou acrescentar alguns alimentos na nossa dieta.
Se quiser saber tudo sobre a vitamina B12, como tomar e quais os principais benefícios, continue lendo até o final deste post.
A falta de vitamina B12 causa alguns problemas de saúde, entre eles o cansaço excessivo, a fraqueza, depressão e alterações de humor.
A deficiência desta vitamina pode levar a doenças como a anemia megaloblástica, onde os glóbulos vermelhos do sangue são grandes demais para fluir livremente pela circulação sanguínea, e também a agravos neurológicos, como formigamento das mãos e dos pés.
Dietas pobres em alimentos de origem animal podem deixar a vitamina B12 baixa no organismo. O uso prolongado de alguns medicamentos, como a metformina, pode prejudicar a absorção de vitamina B12, levando à deficiência. O consumo excessivo de álcool também pode interferir na absorção de diversos nutrientes, entre eles o da vitamina B12.
A absorção de vitamina B12 também pode ser comprometida por algumas doenças, tais como a anemia perniciosa, a doença celíaca e a doença de Crohn.
A vitamina B12 é extremamente necessária em alguns momentos da vida, podendo levar à deficiência quando não estiver bem equilibrada no organismo. Essas condições são a gravidez, a amamentação, durante a infância e o envelhecimento.
A vitamina B12 pode ser encontrada em suplementos, como dito anteriormente, para tomar por via oral e até injetável. Veja alguns exemplos:
Adultos devem tomar 1 comprimido ou cápsula de vitamina B12 por dia, durante as refeições. Se optar pela solução oral, basta tomar 1 gota ao dia.
Para crianças a dose de Vitamina B12 varia de acordo com a idade e o tipo de dieta. As dosagens mais recomendadas são:
A vitamina B12 injetável deve ser aplicada por profissional de saúde qualificado, como enfermeiros ou farmacêuticos, por via intramuscular.
A dose inicial em adultos com deficiência de vitamina B12 é de 0,2ml em dias alternados por tempo determinado pelo médico. Depois disso, a pessoa passa a aplicar três vezes por semana, durante duas semanas. Por fim, a aplicação deve ser refeita a cada três meses.
A vitamina B12 é levada por proteínas presentes no sangue ao fígado, onde é metabolizada. A partir disso a vitamina participa de diversos processos do organismo ligados ao crescimento, à produção de células e à formação de camadas que auxiliam na comunicação entre os neurônios.
Uma dose de vitamina B12 permanece no organismo por cerca de seis dias. O excesso dela é eliminado pela urina, em oito horas após a ingestão.
A vitamina B12 pode interagir com algumas substâncias, por isso informe seu médico sobre todos os medicamentos que está tomando, assim como outros suplementos, chás e produtos à base de plantas.
Os principais medicamentos que podem interagir com vitamina B12 são:
A suplementação de vitamina B12 pode causar alguns efeitos colaterais. Caso perceba algum dos sinais abaixo, suspenda o uso e informe o seu médico:
Geralmente o corpo elimina o excesso de vitamina B12, mas em alguns casos podem surgir espinhas, desconforto abdominal, enjoo, vômitos ou formigamento em algumas partes do corpo.
Tome a dose de vitamina B12 assim que se lembrar, mas nunca tome uma dose extra no mesmo dia para compensar a dose esquecida, para não aumentar as chances de surgirem efeitos colaterais.
Não, a vitamina B12 não engorda. A vitamina B12, inclusive, auxilia na transformação de algumas substâncias presentes nos alimentos, como gorduras e proteínas, em energia. Com o organismo funcionando adequadamente e fazendo uma boa metabolização dessas substâncias, a pessoa pode chegar até a emagrecer em alguns casos.
A vitamina B12 é encontrada principalmente em alimentos de origem animal. Carnes vermelhas, frango, peixes e frutos do mar, ovos e derivados do leite são ótimas fontes de vitamina B12 e podem ser incluídas na sua dieta.
Algumas pessoas que seguem dietas veganas e vegetarianas podem apresentar deficiência de vitamina B12 e assim, precisar de suplementação. Como não consomem alimentos de origem animal, podem ter mais dificuldade de obter a vitamina B12 em outros tipos de alimentos.
Agora que já sabe como tomar e quando tomar vitamina B12, venha conhecer a seção de Vitaminas e suplementos da Panvel. Além de oferecer várias opções para deixar a sua saúde em dia, a Panvel ainda traz conteúdos riquíssimos para te deixar bem informado(a) sobre os cuidados que se deve ter ao tomar medicamentos.