A rotina de cuidados com a pele tem aliados além dos cremes. Os nutricosméticos ou nutracêuticos são suplementos formulados com substâncias que promovem benefícios medicinais desde a estética até a prevenção ou tratamento de doenças. São vitaminas, minerais, aminoácidos, fibras ou proteínas, entre outras substâncias disponíveis nas formas de cápsulas e pó.
Para o dermatologista André Ricardo Adriano, as ações na pele incluem melhora da hidratação, aumento da resistência à exposição ao sol e clareamento de manchas. Também podem ter ação anti-inflamatória, fortalecendo unhas e cabelos e diminuindo os sinais do envelhecimento de uma maneira geral.
“Eles podem ser aliados na alimentação, atuando como complemento para atingir os níveis necessários de nutrientes, especialmente para as pessoas com dificuldades em manter a ingestão correta de vitaminas e sais minerais nas refeições.” explica o médico.
Ainda que cada partícula tenha um tempo próprio de ação, a maioria delas apresentará benefícios após algumas semanas de uso diário. Mesmo que nem todos os resultados se reflitam no espelho, a saúde da pele é sempre a principal beneficiada.
Além disso, é importante manter uma alimentação equilibrada. A consulta com o dermatologista e o nutricionista é indicada antes de colocar os nutricosméticos na dieta. Esses profissionais devem determinar a necessidade de cada pessoa, o tempo e forma de uso, já que o excesso pode ser prejudicial à saúde.
Vitamina C: tem ação antioxidante, diminuindo danos causados pelos radicais livres e estimulando a síntese de colágeno, que dá firmeza e sustentação à pele.
Biotina (vitamina B7 ou H): importante na formação da pele, dos cabelos e das unhas. É aliada em alguns tratamentos de queda capilar.
Vitamina E: age com a vitamina C para proteger a pele dos efeitos da exposição aos raios UV, retarda o envelhecimento e reforça o sistema imunológico da pele.
Colágeno: proteína que restaura e protege a camada extracelular da pele. Está associado à hidratação e aumento dos fibroblastos (células jovens da pele).
Ácido hialurônico: preserva a integridade das fibras de colágeno e restaura a hidratação profunda da pele.
Fonte: André Adriano, dermatologista
Insta: @drandreadriano