Segundo o Ministério da Saúde, existe mais de uma centena de doenças reumáticas. As mais comuns são osteoartrite, também conhecida como artrose, fibromialgia, osteoporose, gota, tendinites e bursites, febre reumática, artrite reumatoide e outras patologias que acometem a coluna vertebral. Para entender mais sobre o tema, suas causas, sintomas e possíveis tratamentos, conversamos com o Dr. Fernando Neubarth, chefe do Serviço de Reumatologia do Hospital Moinhos de Vento.
Dr. Fernando Neubarth - Doenças reumáticas ou popularmente chamadas de “reumatismos” consistem em muitos tipos de enfermidades e síndromes que afetam o sistema locomotor. Podem acometer várias estruturas do corpo, como: articulações, ossos, músculos, tendões, ligamentos e cartilagens. Algumas dessas alterações também atingem outros órgãos e sistemas, como a pele, os olhos, os pulmões, o coração e os rins, provocando sintomas que às vezes confundem por parecerem “distantes” de um problema nas articulações.
Dr. Fernando Neubarth - Algumas dessas doenças reumáticas não têm causas bem esclarecidas. Elas podem ser degenerativas, isto é, decorrentes do desgaste de estruturas por ação do tempo e pelo uso inadequado, sobrecargas e acidentes.
Muitas vezes elas são autoimunes, quando o sistema imunológico (geralmente provocado por um agente externo, como uma infecção) “se confunde” e, na tentativa de se defender, acaba por atacar as próprias células. Também há fatores genéticos, metabólicos, hormonais e ambientais que podem desencadear essas doenças. O uso do cigarro e o excesso de estresse também podem contribuir.
Dr. Fernando Neubarth - Sim, as doenças reumáticas não acometem apenas adultos e idosos, embora muitas delas sejam mais comuns à medida que envelhecemos. Crianças e adolescentes também podem ter “reumatismo”.
Os sintomas mais comuns são:
Dr. Fernando Neubarth - Normalmente, sempre que uma dor articular, sem outra causa conhecida, se prolongar e quando houver outros sintomas sistêmicos é melhor procurar por um especialista. O médico mais indicado nesses casos é o reumatologista.
Vale lembrar que também são exemplos de doenças reumáticas: a artrite psoriásica, espondilite anquilosante, lupus eritematoso sistêmico, doença de Sjögren, doença de Behçet, polimialgia reumática e mais de uma centena de outras.
Dr. Fernando Neubarth - Depende do tipo de condição reumática, mas, em geral, o tratamento é feito com medicações analgésicas e anti-inflamatórios, que aliviam a dor e a inflamação, evitando maiores riscos e efeitos adversos. Em casos específicos, podem ser usadas as chamadas “medicações modificadoras da evolução das doenças”. Repouso, exercícios e fisioterapia são recursos que podem ajudar muito também.
Fonte: Dr. Fernando Neubarth (CRM 13231) é chefe do Serviço de Reumatologia do Hospital Moinhos de Vento.
TDS essas informações pode me ajudar muito,pois desconfio que minha neta de 11anos sofra por dores a algum tempo que não conseguimos saber ao certo o que seja,mais como ela já passou por ortopedista ,fez exames e não deu nada,o próximo passo agora é um reumatologista,muito obrigada pelas informações
nformacoes
Olá, Alessandra! Ficamos muito felizes em saber que gostou de nosso conteúdo.
Continue acompanhando nosso blog, estamos sempre com novidades! Desejamos muita saúde, e #FiqueBem 💙
Gostei muito! Muito obrigada!
Olá, Hilda! Ficamos muito felizes em saber que você gostou do nosso conteúdo informativo.
Continue acompanhando nosso blog para mais informações e novidade, e #FiqueBem 💙🤗
Muito boa a matéria esclarecido,
Obrigada
Olá, Rose Meri! É um prazer saber que você gostou de nosso conteúdo. Estamos sempre postando novidades e informações sobre saúde por aqui, continue nos acompanhando! 💙