Como estão os seus cabelos após o verão? Muitas madeixas chegam ao final da estação exibindo os danos do sol e dos mergulhos no mar e na piscina. Mesmo quem tomou cuidados para preservá-las da radiação, da água salgada e do cloro pode observar como chegam a esta época mais quebradiças, com frizz e sem moldar um fio ao outro, efeitos que tendem a ser acentuados em cabelos crespos ou com química.
A chegada do outono permite recuperar os cabelos, devolvendo a saúde, maciez, suavidade e brilho exibidos antes do início das férias. A dermatologista Fabiane Mulinari Brenner explica que a hidratação dos cabelos recupera a cutícula (parte externa do fio), mas também é necessário reconstruir a fibra capilar que perdeu massa, composta principalmente de proteína.
“Geralmente, esse efeito é obtido com o uso de condicionadores e máscaras. Em casos de fios intensamente danificados, o dermatologista pode orientar tratamentos médicos para repor esta proteína. No consultório, um teste de avaliação da perda proteica avalia a fibra capilar em 25 minutos e permite planejar um tratamento individualizado”, afirma a médica.
Além dos cuidados de limpeza, hidratação e reparação capilar, é possível aproveitar o início da nova estação para cortar as pontas danificadas e reduzir a exposição ao calor de secadores e chapinhas. Quem tem o hábito de pentear o cabelo com escovas pode optar pelas de cerdas naturais, que provocam menos dano nos fios.
Assim como a pele, os cabelos também refletem os hábitos do dia a dia. Para fios com mais vitalidade, priorize a ingestão adequada de água e a alimentação equilibrada.
Três passos são importantes para a vitalidade dos fios. Nas primeiras semanas após o verão, intensifique o ritual de limpeza, hidratação e recuperação. Conheça os detalhes:
Além disso, recuperar a vitalidade e beleza dos cabelos ressecados é uma tarefa que não precisa, necessariamente, ser feita no salão de beleza. A hidratação e até mesmo o cronograma capilar podem ser realizados de forma caseira. Sempre que possível, procure a ajuda do seu médico dermatologista ou do seu cabeleireiro. Eles conhecem o padrão dos seus fios e podem ajudar na escolha de produtos dermatológicos e produtos cosméticos que ajudam na melhoria da qualidade dos cabelos.
Você costuma fazer tratamentos capilares em casa? Tem gostado dos resultados? Conta pra gente nos comentários!