Blog Panvel
>
Tudo sobre Medicamentos
>
Zolpidem: como tomar, bula e muito mais

Zolpidem: como tomar, bula e muito mais

Zolpidem é um medicamento utilizado para tratar sintomas da insônia. Os médicos prescrevem para pessoas que têm dificuldade para dormir ou permanecer dormindo. Ele é comercializado por diversas marcas e pode ser encontrado com diferentes nomes, como Stilnox ou Patz SL

Para que serve o zolpidem?

O zolpidem é indicado para o tratamento de curto prazo da insônia, sendo eficaz tanto para quem tem dificuldade em adormecer quanto para aqueles que despertam facilmente durante a noite. Por se tratar de um medicamento ao qual o organismo se adapta rapidamente, o que pode exigir doses maiores para manter o efeito a longo prazo, e pelo risco de dependência, sua prescrição médica é feita por períodos limitados e com duração pré-determinada.

Onde comprar zolpidem?

O hemitartarato de zolpidem 10mg com 30 comprimidos, é comercializado nas farmácias mediante a apresentação de receita médica. Os comprimidos sublinguais são inseridos na boca abaixo da língua. Já os comprimidos de liberação prolongada despejam o princípio ativo pouco a pouco na corrente sanguínea, durante 24 horas.

Existe ainda uma terceira opção, como o hemitartarato de zolpidem 5mg com 30 comprimidos orodispersíveis, onde os comprimidos se dissolvem sozinhos assim que entram em contato com a saliva.

Como o zolpidem age?

O zolpidem atua diretamente sobre o centro do sono no cérebro, inibindo a atividade neural da região e induzindo o sono. Seu efeito começa de 15 a 30 minutos após a ingestão, com duração de aproximadamente 6 a 8 horas.

Quais são os efeitos colaterais de zolpidem?

Os efeitos colaterais mais comuns do zolpidem são: 

  • sonolência;
  • dor de cabeça;
  • tontura;
  • alucinações;
  • agitação;
  • pesadelos;
  • cansaço;
  • diarréia;
  • enjôo (náusea);
  • vômitos;
  • e dor abdominal.

Com exceção da sonolência, todos os efeitos colaterais percebidos durante o tratamento com o hemitartarato de zolpidem 5mg com 30 comprimidos sublinguais, devem ser informados ao médico. Além desses efeitos, alguns mais graves podem existir, tais como: dificuldade em falar ou respirar, inchaço do rosto ou da garganta e desmaio. Caso estes sintomas apareçam, logo após a ingestão do medicamento, é imprescindível ir ao pronto-socorro mais próximo.

Como tomar zolpidem?

O zolpidem deve ser ingerido assim que a pessoa se deitar para dormir. O tratamento não deve ultrapassar quatro semanas e somente o médico é capaz de determinar o tempo de uso e a extensão do tratamento, caso seja necessária.

Adultos (abaixo de 65 anos) devem tomar 1 comprimido de 10mg por dia, assim que se deitarem para dormir. Pessoas com mais de 65 anos ou que tenham insuficiência hepática, devem tomar 5mg por dia. 

No caso de comprimidos de liberação prolongada, adultos de até 65 anos, podem tomar até 12,5mg por dia. Pessoas com mais de 65 anos ou que tenham insuficiência hepática devem tomar somente 6,25mg por dia.

caixa de medicamento panvel e botão para ver o produto

Quem não deve tomar zolpidem?

O zolpidem é contraindicado para crianças e para pessoas com insuficiência hepática ou respiratória severa.

Algumas pessoas podem apresentar hipersensibilidade a algum componente da fórmula. Para saber se você é uma dessas pessoas, é bom se atentar aos componentes que os comprimidos de zolpidem podem conter: lactose monoidratada, celulose microcristalina, hipromelose, amidoglicolato de sódio, estearato de magnésio, dióxido de titânio, macrogol, hemitartarato de potássio, dióxido de silício, óxido de ferro vermelho, bicarbonato de sódio, sacarina sódica, povidona, citrato de ácido de sódio e citrato monossódico. 

O que fazer quando tomar uma dose maior de zolpidem?

Se você tomar uma dose maior do que a recomendada pode ter perda de consciência, coma e até a morte. Por isso, caso a superdose de zolpidem aconteça, acione o sistema de emergência da sua região ou vá até o pronto-socorro mais próximo, imediatamente.

Quais os cuidados para quem usa zolpidem?

Embora o tratamento com zolpidem seja curto, alguns cuidados são importantes para ter bons resultados. 

Caso tenha intenção de engravidar, esteja grávida ou amamentando, informe ao médico, pois somente ele poderá prescrever outras alternativas para melhorar a qualidade do sono.

Não ingira bebidas alcoólicas ou outros medicamentos que atuem no sistema nervoso com zolpidem, pois além de aumentar o surgimento de efeitos colaterais pode levar a consequências fatais.

Durante o tratamento com zolpidem, estabeleça rotinas de sono, onde você consiga dormir de 7 a 8 horas, sem ser interrompido. Isso diminui as chances de ter os sintomas acima, durante o dia.

Caso tome chá ou outros preparos com Erva de São João, suspenda-o durante o tratamento com zolpidem, pois pode causar a diminuição do medicamento no organismo.

Zolpidem em comprimidos normais não devem ser partidos ou mastigados. Os comprimidos devem ser mantidos na embalagem original, em temperatura ambiente.

Perguntas frequentes sobre zolpidem

Zolpidem emagrece?

A resposta é não. O zolpidem não emagrece. Além de não ser um medicamento recomendado para este efeito, o uso dele sem indicação e acompanhamento médico pode causar muitas consequências desagradáveis à sua saúde.

Zolpidem precisa de receita?

O zolpidem precisa de receita médica. Por fazer parte da lista das substâncias psicotrópicas, controladas pela Agência Nacional de Vigilância em Saúde (ANVISA), é necessário passar por uma consulta médica. O médico definirá se o melhor tratamento para você é com este medicamento ou não.

Zolpidem é o mesmo que diazepam?

Tanto zolpidem quanto diazepam atuam no sistema nervoso central, porém possuem finalidades diferentes. O diazepam é um tranquilizante, muito indicado para o tratamento da ansiedade. O zolpidem, embora também tenha o efeito de acalmar, é indicado para induzir o sono.

Agora que você já conhece bem a bula de zolpidem e para o que ele serve, conheça todas as opções de calmantes da Panvel. Só aqui você encontra os melhores descontos e a maior variedade de marcas do Brasil!

Grupo Panvel Copyright © 2024. Panvel Farmácias é uma empresa do Grupo Panvel.