Como estão os seus preparativos para as férias? Além de organizar malas e documentos, é preciso lembrar que o bem-estar durante o período de férias começa antes da viagem, com a adoção de hábitos saudáveis e da vacinação completa.
Ao ativar as defesas naturais do corpo para que aprendam a resistir a infecções, as vacinas protegem contra doenças antes mesmo de que o corpo entre em contato com elas. Por isso, o check list para sair de férias pode incluir uma pesquisa sobre as vacinas recomendadas em cada destino.
A imunização contra a febre amarela, por exemplo, é um requisito para o ingresso em países de diferentes continentes. É uma vacina recomendada até mesmo para quem viaja dentro do Brasil: alguns estados têm alta incidência da doença e oferecem risco de contaminação. É o caso do Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, por exemplo.
Alguns países também exigem o comprovante de vacinação contra a Covid-19 no controle de imigração. É o caso dos Estados Unidos, no qual é preciso comprovar a imunização completa (2 doses de Moderna, Pfizer/BioNTech, AstraZeneca, Sinopharm ou uma dose de Johnson & Johnson). O país também recomenda aos viajantes a realização do teste de Covid antes de pegar o avião e após o desembarque.
A vacinação é especialmente importante antes das férias porque, longe de casa, o organismo pode ficar exposto a novas doenças. Depois de tomar as doses, o sistema imunológico produz anticorpos para combater infecções, reduzindo o risco de ficarmos doentes. Por isso, também é importante que a imunização possa agir no organismo: no caso da febre amarela, por exemplo, é recomendado que a vacina seja feita pelo menos 10 dias antes da viagem.
Saiba como age o sistema imunológico ao se deparar com um vírus ou infecção contra qual o organismo foi vacinado:
Depois da administração de uma ou mais doses da vacina, ficamos protegidos durante anos, décadas ou até mesmo para toda a vida, dependendo da doença. Em alguns casos, como a vacina da gripe, é preciso repetir a imunização em um período menor de tempo - geralmente, uma vez a cada ano.
Além de fazer a vacina, é preciso tirar o Certificado Internacional de Vacinação (CIVP) para apresentar na imigração do aeroporto de destino. Já o Certificado da vacina de Covid-19 é emitido pela plataforma ConecteSUS, no qual é possível emitir o certificado em português, espanhol e inglês.
No Panvel Clinic, a aplicação de vacinas é realizada por farmacêuticos capacitados em ambientes exclusivos, seguindo todos os protocolos. O Panvel Clinic também oferece a comodidade de que toda a família possa se vacinar no mesmo local e horário. Conheça as vacinas oferecidas:
Além da vacinação completa, fique atento a alterações na rotina, alimentação, sono e temperatura que podem afetar o corpo durante sua viagem de férias. O bom funcionamento do organismo depende tanto de fatores internos quanto externos. Comidas diferentes, privação de sono e exposição a temperaturas extremas são alguns fatores que podem causar um desequilíbrio e reduzir a imunidade do organismo.
Por isso, lembre-se de fazer a vacinação completa e manter bons hábitos antes da viagem para garantir férias agradáveis, tranquilas e saudáveis!