O mês chegou em tons de laranja para lembrar você a importância de reforçar os cuidados com a pele, e assim, prevenir esse tipo de câncer.
Provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele, o câncer de pele apresenta três tipos:
A avaliação clínica com o médico especialista é muito importante para o diagnóstico precoce, por isso, consultas regulares devem ser realizadas. Após a suspeita, seu médico poderá definir qual exame indicado para cada caso.
Fique atento aos sinais descritos abaixo.
O câncer de pele atinge cerca de 185 mil novos casos todos os anos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) e é mais frequente em pessoas com o tom de pele e olhos claros.
Evitar a exposição prolongada ao sol, procurar lugares com sombra, usar proteção adequada como roupas, bonés, óculos escuros e sombrinhas, além de aplicar o protetor solar fator 30 no mínimo, são alguns cuidados que ajudam a prevenir a doença.
Quando diagnosticado precocemente a chance de cura é de mais de 90%, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Por isso, é imprescindível visitar um médico regularmente e ficar atento aos sinais da sua pele.