A intoxicação alimentar é um problema de saúde pública que acomete inúmeras pessoas ao redor do mundo. É provável que você já tenha sentido um mal-estar gastrointestinal após comer um certo alimento. Felizmente, grande parte dos casos de intoxicação são leves e fáceis de tratar.
Entretanto, a intoxicação merece atenção e deve ter um tratamento adequado para que não evolua para problemas mais graves. Para entender melhor sobre a sua causa, sintomas e tratamentos, continue a leitura!
A intoxicação alimentar é definida pelo Manual Integrado de Prevenção e Controle de Doenças Transmitidas por Alimentos do Ministério da Saúde como uma doença que acontece pelo consumo de alimentos contaminados com toxinas de plantas ou animais, micro-organismos, substâncias químicas ou contaminantes físicos.
Ou seja, não necessariamente você precisa consumir um micro-organismo para ter uma intoxicação alimentar, mas sim a toxina liberada por eles. A intoxicação alimentar também pode acontecer pela ingestão de substâncias químicas, como os agrotóxicos.
Essa contaminação pode acontecer no armazenamento, preparo e até mesmo no momento de consumir os alimentos. Por isso, é ideal manter bons hábitos de higiene, como sempre lavar as mãos antes de comer ou ao preparar as suas refeições. Qualquer alimento pode causar uma intoxicação alimentar, mas os mais comuns são:
Os sintomas da intoxicação alimentar podem variar de acordo com o organismo do indivíduo e com a intensidade da contaminação. Eles podem surgir logo após a ingestão do alimento contaminado, como podem demorar alguns dias. Os principais sintomas da intoxicação alimentar são:
Entretanto, em casos mais graves outros sintomas também podem surgir. Entre eles podemos citar:
A intoxicação pode ser extremamente grave em crianças e idosos. Apesar de parecer uma doença com tratamento simples, quando não tratada de forma adequada a intoxicação alimentar pode levar à morte.
Apesar de serem termos utilizados como sinônimos, existem algumas diferenças entre intoxicação e infecção alimentar. A principal delas é que em uma intoxicação nem sempre haverá a presença de agentes infecciosos, mas uma infecção alimentar é sempre causada por um vírus, bactéria ou protozoário.
Normalmente, os agentes causadores são as bactérias. Entre as principais estão:
Para prevenir uma intoxicação alimentar é necessário ter bons hábitos de higiene e consumir apenas alimentos em que você confia na procedência. Em resumo, as principais formas de prevenção da intoxicação alimentar são:
O tratamento da intoxicação alimentar é baseado no seu agente causador. De forma geral, é indicado que o paciente faça repouso e ingestão de muito líquido. Em casos mais graves com risco de desidratação, o médico poderá solicitar a internação e hidratação por via endovenosa. Em infecções causadas por bactérias, o tratamento pode incluir antibióticos específicos.
Em qualquer sintoma de intoxicação alimentar, busque ajuda de um médico o mais rápido possível. Com um tratamento adequado, os sintomas podem desaparecer em questões de dias, dependendo do tipo de contaminação.
Esse conteúdo foi útil para você? Continue lendo mais informações sobre saúde e bem-estar no Blog Panvel!