Entramos em contagem regressiva para o final do ano, época para intensificar a atenção com a pele. O mês de novembro é o período de preparação para a temporada de verão. A estação começa oficialmente no final de dezembro, mas dias de sol e temperaturas altas são habituais neste mês, quando aumentam os convites para finais de semana na praia e churrascos à beira da piscina, momentos que deixam a pele mais exposta ao sol.
Apesar de o protetor solar estar mais associado a atividades ao ar livre, é um erro aplicar apenas quando houver contato direto com o sol. Mesmo dentro de casa, a pele está exposta a fatores causadores de manchas, rugas e flacidez. “O protetor deve ser usado diariamente, mesmo na cidade e sem exposição solar direta”, explica a dermatologista Márcia Donadussi.
Opções de protetores solares não faltam, rosto e corpo, cidade e praia, inverno e verão. Mas atenção! Evite utilizar aquele creme de praia guardado do ano anterior. Muita gente acaba colocando na bolsa e na pele sem antes verificar a validade do produto. O resultado é uma pele desprotegida e mais propensa a reações cutâneas.
Ao comprar o seu creme de uso cotidiano, considere opções com ativos antienvelhecimento ou mesmo com cor. Hoje há produtos com vitamina C que tratam a pele e permitem dois cuidados em uma aplicação. Já os filtros com cor, além de proteger, podem facilitar a vida de quem usa maquiagem. São produtos
geralmente indicados para ambientes internos, mas que também podem ser usados na beira da praia, pois o pigmento da fórmula garante uma proteção extra à pele do rosto.
Para ajudar na sua decisão, a dermatologista Márcia Donadussi explica as melhores escolhas para praia, cidade e ambientes fechados. Confira as dicas e coloque os cuidados em prática.
Gostou das dicas? Este conteúdo é parte da Revista Panvel de novembro. Retire o seu exemplar na filial mais próxima para ler mais matérias e ficar por dentro das ofertas do mês, além de acessar cupons exclusivos!