O dia 17 de novembro é a data escolhida para falarmos de um importante tema: A Prevenção ao Câncer de Próstata.
Uma glândula do sistema reprodutor masculino, a próstata produz e armazena parte do fluido seminal. Para homens acima de 50 anos, o câncer de próstata é o tipo mais comum, responsável por 10% de todas as mortes provocadas por tumor no Brasil.
Apesar de não ter uma causa, existem alguns motivos que aumentam a chance de desenvolver a doença, entre eles: fatores hormonais e ambientais, além de hábitos alimentares pouco saudáveis, sedentarismo e excesso de peso.
A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas. Por isso a importância de, a partir dos 50 anos, fazer o PSA e o toque retal anualmente. Caso sejam constatados o aumento da glândula ou o PSA alterado, o médico especialista indicará os próximos passos para continuar a investigação.
Quando descoberto em estágio inicial, o tratamento é mais simples. Uma vez diagnosticado, o urologista definirá qual o melhor tratamento para cada caso, variando desde um tratamento conservador até tratamentos mais especializados como radioterapia e terapia hormonal.
A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após discutir os riscos e benefícios do tratamento com o seu médico.
Responsável Técnica: Dra. Kátia Zanotelli Fassina (CREMERS 23.034)