Prednisolona é um medicamento bastante conhecido por tratar inflamações, alergias, doenças reumáticas e até autoimunes. Seu modo de ação permite que seja usado para amenizar diferentes sintomas e complementar diferentes tipos de tratamento.
Pode-se dizer que é um remédio versátil, pois além de tratar diversas condições de saúde, está disponível em versões diferentes, como em comprimido, solução oral e colírio.
Para ficar por dentro de todos os benefícios da prednisolona e saber em qual caso deve tomar, continue a sua leitura até o final deste post.
A prednisolona serve para reduzir a inflamação e regular o funcionamento do nosso sistema de defesa (imunológico). Em vista disso, pode ser usada para complementar o tratamento de:
A lista de condições que a prednisolona auxilia não acaba por aí. Na verdade, ela pode ser utilizada em qualquer situação que haja inflamação ou que seja necessário reduzir a resposta do sistema imunológico. E por isso essa substância, pode ser encontrada em diferentes formas farmacêuticas, com indicações e formas de uso específicas.
Prednisolona em comprimidos é indicada para tratar a maioria dos sinais e sintomas causados por inflamações ou pelo funcionamento indevido do sistema imunológico. Pode ser usada por adultos e crianças e está disponível em diferentes concentrações:
Na composição dos comprimidos é possível encontrar: lactose monoidratada, celulose microcristalina, amidoglicolato de sódio, estearato de magnésio, talco e dióxido de silício. Pessoas alérgicas ou intolerantes a essas substâncias devem buscar indicação médica, ou outro medicamento.
A prednisolona em comprimidos é contraindicada inclusive para pessoas com síndrome de má-absorção de glicose-galactose. Por isso é essencial que se faça acompanhamento com um profissional da saúde ao tomar esse remédio e evitar a automedicação.
A dose inicial de prednisolona em comprimidos para adultos pode variar de 5 mg à 60 mg por dia. Só quem pode determinar a dose correta para cada caso é o médico, após avaliar o estado de saúde da pessoa, a doença a ser tratada e a sua gravidade.
Em crianças, a dose inicial diária pode variar de 0,14mg a 2mg por peso, sendo administrados 1 ou até 4 vezes por dia. Os comprimidos podem ser partidos ao meio quando a dose ideal é diferente das opções de concentrações disponíveis nas farmácias. Porém, para alguns casos, a prednisolona em solução oral pode ser a melhor opção.
O Fosfato Sódico de Prednisolona pode ser usado para as mesmas condições em que o comprimido é indicado. A diferença, porém, é que a solução oral permite mais flexibilidade na dose, sendo assim bastante recomendado para as crianças. Nas farmácias é possível encontrar:
Por ser solúvel ele tem o tempo de início de ação mais rápido do que o comprimido, que começa entre 1 hora a 2 horas após a ingestão.
A composição da solução oral é diferente também e pode conter: hidróxido de sódio, ciclamato de sódio, sacarina sódica, benzoato de sódio, fosfato sódico dibásico anidro, fosfato sódico monobásico, edetato dissódico, propilenoglicol, sorbitol e aromatizante.
A dose inicial da solução de Fosfato Sódico de Prednisolona é de 5 ml, porém de acordo com a gravidade da doença pode ser até 60 ml por dia.
Quem vai determinar a dose, quantas vezes tomar ao dia e a duração total do tratamento é o médico que vai acompanhar cada caso individualmente. Evite a automedicação, pois uma dose errada ou um tempo maior de tratamento pode agravar a doença e trazer danos à saúde.
A Prednisolona em colírio serve para tratar inflamações nos olhos e nas pálpebras em adultos. Ele é contraindicado para infecções oculares, herpes simples e outras doenças causadas por vírus ou fungos, na córnea ou conjuntiva (estruturas internas dos olhos).
O colírio de Prednisolona deve ser bem agitado antes de usar. A dose inicial é de 1 gota no olho afetado a cada 2 horas no primeiro dia. No dia seguinte, 1 gota apenas, 2 vezes ao dia. Conforme a resposta ao tratamento, o médico pode aumentar para 2 gotas em até 4 vezes ao dia.
Independente da versão o medicamento não deve ser usado por pessoas com algum tipo de infecção não controlada ou causada por fungos. Este medicamento pode disfarçar alguns sinais de infecção, levando ao agravo da doença.
Mães que estejam amamentando seus filhos ou gestantes não devem usar Prednisolona sem autorização médica, pois o medicamento pode passar ao bebê e causar danos à saúde dele.
Pessoas que fazem uso de alguns medicamentos como anti-inflamatórios, anticoagulantes, antidiabéticos, antibióticos, anti-hipertensivos, entre outros, não devem usar Prednisolona. Informe ao médico todos os remédios que faz uso, inclusive suplementos e fitoterápicos (à base de plantas) para que ele possa decidir sobre a melhor opção terapêutica para o seu caso.
Pessoas alérgicas ou que tiveram algum tipo de efeito colateral grave tomando outros tipos de corticóide devem buscar outras opções de tratamento com o médico, para garantir sua segurança.
Segundo a bula de Prednisolona os efeitos colaterais mais comuns são:
O uso prolongado e indevido de Prednisolona, assim como dosagens maiores do que a necessária, pode aumentar a chance de surgirem efeitos colaterais.
Embora este medicamento seja muito conhecido e prescrito pelos médicos, é comum surgirem dúvidas sobre ele. Veja a seguir algumas delas
A Prednisolona não pode ser usada para tratar gripe. Embora seja capaz de aliviar alguns sintomas, como a irritação na garganta ou a dor no corpo, ela não mata o vírus e isso pode acabar agravando a doença.
A Prednisolona pode aliviar a tosse quando for alérgica ou causada por alguma doença respiratória. Porém, o ideal é investigar a origem da tosse e tratar a causa da doença. Outros medicamentos podem ser necessários ou o médico pode escolher outro tipo de tratamento mais adequado.
Sim, a prednisolona é um corticóide sintético, fabricado industrialmente, mas que imita a ação de hormônios produzidos pelo nosso corpo. Ela tem a função de interromper inflamações e diminuir a resposta do nosso sistema imunológico.
A Prednisolona não é considerada um medicamento antialérgico, mas pode ser usada para combater alguns sintomas de alergia, como a tosse, a rouquidão e a coceira, por exemplo. Para conhecer outros medicamentos para alergias e infecções visite o site da Panvel. Além de muita informação, você pode conferir as melhores ofertas das marcas mais recomendadas pelos médicos!