Kóide D é um medicamento anti-alérgico, utilizado para aliviar os sintomas de alergias respiratórias, da pele e dos olhos.
As informações mais importantes da bula de Kóide D estão reunidas aqui. Continue sua leitura e tire todas as suas dúvidas!
Kóide D é composto por 2 mg de maleato de dexclorfeniramina e 0,25 mg de betametasona. Seu excipiente é formado por: açúcar granulado, ácido cítrico, benzoato de sódio, sorbitol, propilenoglicol, cloreto de sódio, aroma de groselha, corante vermelho e água deionizada.
Você pode encontrar Kóide D xarope com frascos de 120ml. Nas farmácias, é possível encontrar também Kóide D genérico, que são opções de outros fabricantes, sempre com o nome de maleato de dexclorfeniramina + betametasona.
Kóide D serve para tratar e melhorar os sintomas de algumas condições alérgicas do sistema respiratório e da pele, e condições alérgicas e inflamatórias dos olhos, como:
Kóide D funciona combinando os efeitos de um anti-histamínico (maleato de dexclorfeniramina) e de um corticosteróide (betametasona).
O maleato de dexclorfeniramina bloqueia a ação da histamina no organismo. A histamina é uma substância produzida pelo próprio corpo durante uma reação alérgica, causando sintomas como coceira, espirros, coriza e inchaço. Ao bloquear a ação da histamina, o maleato de dexclorfeniramina reduz tais sintomas alérgicos.
A betametasona impede a liberação de substâncias que causam inflamação, reduzindo a atividade das células do sistema de defesa do corpo (sistema imunológico), que estão envolvidas quando existe alguma inflamação. Ela é responsável por aliviar inchaços, vermelhidão e dor.
A posologia de Kóide D deve ser feita sempre com base no copo medida (de 10 ml), que acompanha o frasco do xarope.
Adultos, idosos e crianças maiores de 12 anos de idade devem tomar 10ml de Kóide D, três ou quatro vezes ao dia, após as refeições e antes de deitar para dormir.
Crianças de 6 a 12 anos de idade devem tomar 2,5 ml, de Kóide D, três vezes ao dia, sem exceder a dose máxima que é de 20 ml por dia.
Crianças de 2 a 6 anos de idade devem tomar uma dose inicial de 1,25 ml de Kóide D, três vezes ao dia, sem exceder a dose máxima que é de 10ml. A dose poderá ser ajustada pelo médico somente, chegando à 2,5 ml, três vezes ao dia.
Caso tome uma dose maior de Kóide D, do que for prescrita, beba muita água e procure pelo Pronto Socorro mais próximo, levando a embalagem do medicamento.
A superdose de Kóide D pode causar: secura da boca, pupilas dilatadas, febre e vermelhidão no rosto. Crianças podem ter alucinações, falta de coordenação e convulsões. Adultos podem apresentar sonolência extrema, inquietude, convulsões e até coma.
Kóide D é contraindicado para pessoas que tenham alergia ao maleato de maleato de dexclorfeniramina, betametasona ou à qualquer substância da composição.
Pessoas que estejam em tratamento para infecção por fungos ou que estejam tomando medicamentos inibidores da monoaminoxidase (IMAO) também não devem tomar Kóide D.
O uso do xarope deve ser avaliado pelo médico em diabéticos (pois o excipiente possui açúcar), bem como em mulheres grávidas ou amamentando.
O uso de Kóide D deve seguir a prescrição médica à risca, não alterando a dose ou a frequência sem o conhecimento do médico. O tempo de tratamento recomendado pelo médico deve ser respeitado, mesmo que os sintomas tenham acabado.
Não deve-se tomar bebidas alcoólicas durante o tratamento com Kóide D para evitar o surgimento de efeitos colaterais.
Kóide D deve ser mantido na embalagem original. O frasco deve ficar guardado em um local escuro e em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C).
Se esquecer de tomar uma dose de Kóide D, tome a dose esquecida assim que lembrar, a menos que esteja perto do horário da próxima dose. Nunca tome doses duplas para compensar a dose esquecida, pois pode levar aos mesmos prejuízos da superdose.
Kóide D pode interagir com algumas substâncias. Por isso, informe seu médico sobre todos os medicamentos que está tomando, assim como aqueles que são à base de plantas e suplementos.
Os medicamentos que podem interagir com Kóide D são:
Confira as respostas para as perguntas mais frequentes sobre o Kóide D xarope e encontre tudo o que precisa saber antes de iniciar o tratamento com o medicamento.
Sim. Um dos efeitos colaterais mais comuns do Kóide D é a sonolência, devido a presença de um anti-histamínico na fórmula. Por isso, evite dirigir, operar máquinas ou realizar atividades que exijam muita atenção enquanto estiver em tratamento com Kóide D.
Outros efeitos colaterais que podem acompanhar a sonolência causada por Kóide D são:
Caso perceba dificuldade de respirar ou inchaço da língua, da boca ou dos olhos após administração do remédio, procure atendimento médico imediatamente!
Kóide D deve ficar longe do acesso de crianças e animais de estimação. Para comprar este medicamento, é preciso receita médica. Não tome medicamentos sem o conhecimento do seu médico.Agora que você já sabe como tomar Kóide B e conhece bem seus efeitos, confira também outros medicamentos antialérgicos da Panvel.