O Dia Nacional do Futebol, data comemorada anualmente no dia 19 de julho, foi criado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 1976, com o intuito de homenagear o time Sport Clube Rio Grande, do Rio Grande do Sul. Fundado em 19 de julho de 1900, o time foi o primeiro registrado como clube de futebol no Brasil.
Quando falamos em esporte, qual é o primeiro que vem na sua mente? Certamente é futebol. Isso porque o esporte se consolidou como o mais popular no Brasil e no mundo. O futebol teve seus primórdios na Inglaterra em 1863, mas no Brasil ele surgiu como esporte oficial somente em 1894. E, desde então, devido a admiração dos brasileiros pelo esporte, o Brasil ficou cada vez mais conhecido como o país do futebol.
Para o professor Osvaldo Siqueira, coordenador de performance das Categorias de Base do Grêmio, o futebol é um dos esportes mais democráticos e integradores que existe no mundo.
“No ponto de vista social, o futebol é um esporte que permite você conhecer pessoas diferentes e de participar de uma maneira coletiva. É uma modalidade que permite esse aspecto coletivo de times mistos, com participação só de homens, só de mulheres, de pais com crianças, ou seja, de acordo com quem estiver organizando a atividade”.
Além disso, Siqueira aponta que, para além do lazer, o futebol é capaz de melhorar a saúde das pessoas. Assim como qualquer outro esporte, quando realizado de forma regular e adequada, o futebol contribui para o fortalecimento da musculatura, melhora a capacidade respiratória, garante maior equilíbrio, coordenação e agilidade, além de prevenir o sedentarismo e doenças crônicas.
Para aqueles que ainda não praticam o esporte – e até mesmo para aqueles que já praticam – o coordenador das Categorias de Base do Grêmio deixou algumas dicas. Antes de qualquer coisa, ele ressalta que qualquer pessoa deve realizar regularmente exercícios físicos, desde que orientado e acompanhado por profissionais, e o mais importante: é preciso escolher um esporte que você gosta. Agora, tratando-se do futebol, Siqueira diz que é preciso seguir as seguintes regras:
Para Osvaldo Siqueira, a palavra que resume o esporte é a paixão. Assim como Siqueira, milhares de pessoas ao redor do mundo carregam no peito o amor pelo esporte e por seus respectivos times desde pequenos. O professor conta que desde muito cedo o futebol é presente na sua vida, isso porque passou a infância acompanhando o pai que era jogador de futebol.
“Convivi durante quase uma década assistindo a jogos. O futebol pra mim é uma coisa apaixonante. Ele tem essa característica de democratização e cria oportunidades de relacionamento, de convivência, de regras para a vida, de respeito e de limites. E também é um esporte de amplas possibilidades”.
Fonte: hygia saúde